Institucional

Alvo de operação da Polícia Federal, UFSC também se solidariza com a UFMG

Em nota, universidade catarinense diz que 'trágico desfecho' não foi capaz de refrear motivação de autoridades policiais e judiciais

Vista aérea da Praça da Cidadania, no campus da UFSC em Florianópolis
Vista aérea da Praça da Cidadania, no campus da UFSC, em Florianópolis Jair Quint / Ascom UFSC

É com indignação e profunda preocupação que a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Administração Central, observa, novamente, grave ataque à autonomia das universidades federais e mais uma ameaça às garantias individuais de gestores universitários, vítimas de ações espetaculosas e midiáticas, das quais a própria UFSC foi alvo e que, agora, se repetem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nem mesmo as repercussões e reações de toda a sociedade, resultantes do trágico desfecho após as prisões do Reitor e de docentes e servidores da UFSC, parecem ter sido capazes de refrear a motivação das autoridades judiciais e policiais em agir de forma precipitada e desproporcional.

Todas as instituições federais de ensino superior encontram-se amedrontadas e atemorizadas com os constantes riscos de prisões e conduções coercitivas de servidores e gestores, da busca e apreensão de documentos, sem os devidos processos legais e respeito a princípios como ampla defesa e contraditório. Mas do que isso, muitos dos projetos em desenvolvimento sofrem descontinuidade por conta da suspensão de contratos e convênios, fruto do irreparável prejuízo à imagem institucional.

Neste sentido, manifestamos nossa total solidariedade à comunidade acadêmica da UFMG ao tempo em que reiteramos nossa crença no estado democrático de direito e no respeito a instituições de tamanha relevância como o são as IFEs.

7 de dezembro de 2017

Administração Central da UFSC