Extensão

Ambulatório da UFMG busca voluntários para participarem de estudos sobre envelhecimento saudável

Papel da nutrição, ingestão de minerais e saúde bucal dos idosos são algumas das áreas investigadas

Ambulatório
Idoso atendido no ambulatório: autonomia e independênciaFoto: Arquivo da pesquisa

Pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG/Ebserh estão recrutando idosos com mais de 80 anos para participarem de pesquisas sobre envelhecimento saudável. Os voluntários não podem ter perdas funcionais e devem ser independentes e autônomos. Os estudos são desenvolvidos no âmbito do ambulatório Atenção Multiprofissional ao Idoso sem Perda Funcional e em Risco de Fragilização, localizado no Instituto Jenny de Andrade Faria.

Os atendimentos são realizados às sextas-feiras, no período da tarde, e os interessados podem entrar em contato com a mestranda Karine Aglio Vasconcelos, pelo telefone (31) 98246-8526 (também WhatsApp) ou pelo e-mail karine.aglio@gmail.com. A participação é gratuita e voluntária.

"Queremos que essas pessoas nos ajudem a entender melhor o envelhecimento saudável", afirma a professora Ann Kristine Jansen, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG. Segundo ela, há várias pesquisas em desenvolvimento no ambulatório, que abordam o papel da nutrição no envelhecimento, a saúde bucal de idosos longevos e a ingestão e os níveis corporais de minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e cobre.

O ambulatório também conta com equipe multiprofissional formada por geriatras, nutricionistas e dentistas.