Notícias Externas

Andifes promove concurso audiovisual sobre combate à desinformação nas universidades

Até o dia 30 de outubro, estudantes de instituições federais podem inscrever vídeos e concorrer a prêmios em dinheiro

Universidades no combate à desinformação e na defesa da democracia é o tema da quarta edição do Concurso audiovisual da Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior]. Até o dia 30 de outubro, estudantes das instituições associadas podem inscrever produções para concorrer a prêmios que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O regulamento e outras informações estão publicados no site da Andifes.

O concurso é coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) e, neste ano, terá a parceria do Superior Tribunal Federal (STF).

Pauta urgente e necessária
A narrativa dos vídeos deve estar centrada no combate à desinformação e no fortalecimento das instituições democráticas, sobretudo das instituições federais de ensino superior (Ifes) e do STF. “A garantia dos processos democráticos passa pelo acesso à informação de qualidade. O combate à desinformação é uma pauta social urgente e necessária”, destaca a professora Maíra Bittencourt, diretora de comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Cogecom.

Segundo Maíra, é fundamental despertar os estudantes para a temática. “Para refletir sobre a desinformação e, assim, passar a atuar efetivamente em prol de notícias comprometidas com a veracidade, é necessário compreender como ocorrem os processos de produção e distribuição de fake news, bem como seus impactos nas estruturas democráticas”, reforça a diretora.

Os vídeos devem ser enviados em formato digital, com duração de um a dois minutos (haverá tolerância de até dez segundos para mais ou para menos).

Podem ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros. As produções serão avaliadas considerando critérios estéticos, argumento e representação do tema.

A entrega dos prêmios está prevista para 14 de dezembro, em reunião da Andifes.

Como destaca a diretora de comunicação do Cogecom, Maíra Bittencourt, a garantia dos processos democráticos passa pelo acesso à informação de qualidade
Maíra Bittencourt: a garantia dos processos democráticos passa pelo acesso à informação de qualidade Foto: Fellipe Sampaio | SCO/STF