Pesquisa e Inovação

Aplicativo que trata incontinência urinária pós-cirurgia de câncer de próstata ganha prêmio internacional

Pesquisa foi realizada por Fabrícia Estevam, no mestrado em Enfermagem

Luciana da Mata, a orientadora, e Fabrícia Estevam:
Luciana da Mata, a orientadora, e Fabrícia Estevam: acesso a orientações sem limites de tempo e espaçoFoto: Rosânia Felipe | UFMG

Pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG que desenvolveu e avaliou a qualidade do aplicativo IUProst, concebido para apoiar o tratamento de incontinência urinária (IU) após a cirurgia de prostatectomia radical, principal tratamento para o câncer de próstata localizado, recebeu o Prêmio Inovação Engenharia Biomédica para o SUS e para América Latina, da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e da Boston Scientific.

O trabalho Aplicativo móvel para tratamento da incontinência urinária pós-prostatectomia radical é fruto dos estudos de mestrado da enfermeira Fabrícia Eduarda Baia Estevam, que foi orientada pela professora Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata, da Escola de Enfermagem.

O aplicativo, que contém informações e dicas para cuidar da saúde de forma interativa, foi desenvolvido por meio de parceria entre pesquisadores da UFMG e da Universidade Federal de Goiás. “Nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida, facilitando o acesso a informações para a promoção do autocuidado relacionado ao controle da IU”, explica Luciana da Mata. “Com o IUProst, é possível realizar exercícios da musculatura pélvica, ficar por dentro de informações sobre a cirurgia, assistir a relatos de homens que realizaram o tratamento com sucesso, assistir a vídeos explicativos sobre como fazer os exercícios corretamente e reconhecer hábitos de vida saudáveis que auxiliam no controle da IU.”

Autoconhecimento e autocuidado
O menu principal do aplicativo apresenta oito funcionalidades: Sobre o IUProst, Meu diário miccional, Meu tratamento, Meus exercícios, Minhas conquistas, Fale com o profissional, Configurações e ajustes e Experiência do paciente. Na barra inferior é possível ter acesso rápido e fácil através de botões para as funcionalidades mais relevantes do aplicativo: Meu diário miccional, Meus exercícios e Meu perfil.

A professora Luciana enfatiza que o uso da ferramenta possibilita ao usuário acesso, sem limitação de tempo e espaço, a orientações de autocuidado e de autoconhecimento relacionadas a sua condição de saúde relacionada à IU e propicia o contato com os profissionais de saúde. “O IUProst é uma ferramenta tecnológica concebida como estratégia adicional ao tratamento. O aplicativo não substitui o atendimento por profissionais especialistas, nem dispensa encontros presenciais para auxílio no reconhecimento da musculatura pélvica e no monitoramento da evolução do paciente e doença. É fundamental que o paciente seja acompanhado, o que inclui avaliação presencial por parte do profissional durante o tratamento da IUPPR”, diz a orientadora.

“É importante ressaltar que a enfermagem é uma ciência em construção que se consolida como transformadora, inovadora e tecnológica”, acrescenta Fabrícia Estevam. “Nessa perspectiva, é imprescindível que o enfermeiro se apoie em tecnologias que visem à prática avançada e se aproprie dessas ferramentas como aliadas na prestação do cuidado e no estímulo ao autocuidado do paciente.”

Fabrícia explica que o nome IUProst deriva da junção da sigla IU, de incontinência urinária, e prost, que remete a próstata e prostatectomia. A logomarca reúne uma mão que remete à personificação de ajuda, proteção e cuidado, o desenho, ao centro, de uma gota que representa a IU e, sobreposto a ela, o desenho de um elemento remetendo à população masculina. “A cor principal do aplicativo é o azul devido à campanha do novembro azul, destinada à conscientização da população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e saúde do homem”, relata.

O aplicativo está disponível para o sistema operacional Android (pode ser baixado para por meio do Google Play); no futuro, o acesso será possível também pelo sistema IOS.

Soluções práticas para o SUS
O Prêmio de Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS reconhece e premia trabalhos técnico-científicos na área da engenharia biomédica, com temáticas relacionadas a soluções para o sistema público de saúde, propondo formas de resolução prática dos problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde. A iniciativa tem apoio do Ministério da Saúde e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

O concurso avaliou artigos científicos nas categorias Relato de experiência, Trabalho científico, Trabalho de conclusão de curso (TCC), Dissertação de mestrado e Tese de doutorado.

Os trabalhos vencedores foram premiados com uma viagem com despesas pagas a um dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Boston Scientific Corporation na Costa Rica, um troféu com os nomes do autor principal e dos coautores do trabalho e certificados para o autor principal e os coautores. Fabrícia Estevam receberá o prêmio em solenidade agendada para 11 de novembro, na Costa Rica.

Rosânia Felipe | Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem