Pessoas

Aposentado desde 2011, ele foi diretor da unidade de 1980 a 1982

José Oswaldo Costa lecionou também no ICB
José Oswaldo Costa lecionou também no ICB Arquivo Escola de Veterinária

Morreu nesta segunda-feira, 7, o professor José Oswaldo Costa, aposentado do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e e diretor da Escola de Veterinária da UFMG de abril de 1980 a julho de 1982. O corpo foi velado e sepultado na terça-feira, 8, em Belo Horizonte.

Mineiro da capital, José Oswaldo iniciou o curso de Medicina Veterinária na UFMG em 1961, no prédio da Avenida Amazonas, quando a Escola foi federalizada. Durante a graduação, foi monitor de parasitologia e bolsista de iniciação científica pelo CNPq, antes de ser contratado como auxiliar de ensino. Começou como professor em 1965 e cursou pós-graduação nos Estados Unidos. Lecionou também no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e orientou diversos alunos.

Durante sua gestão como diretor, empenhou-se no aprimoramento da estrutura da Escola e comandou a construção do atual auditório principal, que seria inaugurado em 1988. Também no período de sua administração, transformou a Fazenda Experimental em órgão suplementar da Escola, o que favoreceu o incremento das pesquisas e projetos lá desenvolvidos. José Oswaldo Costa, que ocupou outros cargos na vida pública, é reconhecido pela contribuição para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

A Escola de Veterinária declarou luto oficial de três dias.

Com informações do site da Escola de Veterinária