Arte e Cultura

Ars Nova cai na folia e faz concerto dedicado ao carnaval

Gratuita, apresentação do coral da UFMG será na noite desta segunda, 24, no auditório do Conservatório

Ars Nova é um dos mais tradicionais e premiados coros do Brasil
Sai a roupa preta, entra a purpirina: Ars Nova fará o seu primeiro concerto dedicado ao carnavalFoto: Sílvia Dutra

Pela primeira vez, o Ars Nova – Coral da UFMG participa do carnaval de Belo Horizonte. Na verdade, do pré-carnaval. Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, às 20h, o premiado grupo musical da Universidade fará uma apresentação gratuita no Conservatório UFMG, com repertório montado exclusivamente com músicas que tematizam ou aludem à festa.

O concerto contará com a participação de cerca de 20 coristas, divididos entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. Sob a regência de Arnon Oliveira, maestro do Ars Nova, a apresentação do “bloco Arsfolia”, como ele tem sido chamado, ainda terá participação especial de Lucas Telles (violão), Fernando Rocha e André Limão (percussão) e Julio Bastos (piano).

“O repertório do concerto terá canções emblemáticas do carnaval brasileiro, todas em arranjos vocais que exploram a riqueza e a expressividade da música coral”, conta Arnon Oliveira. Os arranjos vocais da apresentação são de Marcos Leite, Hely Drummond e Marcelo Minal, nomes-referência no cenário da música coral brasileira.

“Eles criaram arranjos para coro de diversos clássicos do carnaval, dando novas roupagens a essas canções tradicionais. O público poderá ouvir essas obras em versões corais elaboradas, mas mantendo, ao mesmo tempo, o espírito festivo e vibrante do gênero.”

Versatilidade
Integram o repertório do concerto canções como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, No cordão da saideira, de Edu Lobo, Pastorinhas, de Noel Rosa, Máscara negra, de Zé Kéti, e Pierrô apaixonado, de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, entre outras.

Segundo Arnon, a ideia da apresentação surgiu da vontade de explorar a riqueza do folia brasileira no universo coral. O Ars Nova, tradicionalmente conhecido por sua versatilidade musical, já transitou por diversos gêneros e épocas, mas esta é sua primeira incursão no repertório carnavalesco.

“No passado, algumas apresentações do coro já incluíram músicas de carnaval, mas sempre dentro de programas mais variados. Desta vez, o objetivo é realmente destacar a potência rítmica e melódica desse repertório, valorizando sua riqueza harmônica e suas possibilidades expressivas dentro da música coral”, explica o maestro.

“A proposta é trazer ao público uma folia diferente, em que a tradição dos blocos e das marchinhas se une à sofisticação dos arranjos corais, proporcionando uma experiência vibrante e emocionante”, conclui o coordenador do Ars Nova. 

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, no Centro de Belo Horizonte.

Ewerton Martins Ribeiro