Lazer e esporte

Halterofilistas paralímpicos do CTE atingem índice para o campeonato mundial

Marcas foram obtidas no campeonato brasileiro, disputado no último fim de semana

Cristiane Reis bateu seu próprio recorde nacional
Cristiane Reis bateu seu próprio recorde nacional Foto: Alessandra Cabral | Comitê Paralímico Brasileiro 

Os halterofilistas Cristiane Reis e Jean Henrique Rufino, atletas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, bateram recordes durante o campeonato brasileiro paralímpico encerrado na última semana, em São Paulo, e se qualificaram para a participação no mundial da modalidade, que será disputado em agosto, em Dubai.

Jean Henrique levantou 195 kg, sua melhor marca
Jean Henrique levantou 195 kg, sua melhor marca Foto: Acervo pessoal

Cristiane quebrou seu próprio recorde nacional na categoria até 55 kg, ao levantar 94 kg. Jean Henrique, por sua vez, superou seu próprio recorde na categoria até 107 kg, alcançando 195 kg.

Thaylon William e Daniel Messias, ambos com 15 anos de idade, levantaram, respectivamente, 75 kg e 72 kg, e melhoraram suas marcas para as próximas competições.

Esporte paralímpico
No halterofilismo paralímpico, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisia cerebral. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado pelo competidor é considerado como resultado final.

Atualmente, no CTE, são ofertadas as seguintes modalidades paralímpicas: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo. Mais informações estão disponíveis no site do CTE.