Notícias Externas

Banda mineira 'André Siqueira e Trem de Doido' lança single ‘Pife de Roda’

Canção reflete diversidade sonora do grupo e exalta a música mineira

André Siqueira e o Trem de Doido formam uma banda de pífano mineira
'André Siqueira e o Trem de Doido' formam uma banda de pífano mineira Lina Mintz/Divulgação

A banda mineira André Siqueira e o Trem de Doido está lançando seu primeiro single, o Pife de Roda. O grupo formado por seis músicos reúne uma instrumentação inusitada composta por pífanos, flautas, voz, viola caipira e muita percussão. Misturando a música mineira e a sonoridade dos tradicionais instrumentos de sopro, a banda constrói uma fusão particular entre melodias introspectivas e ritmos dançantes. Para falar sobre a banda André Siqueira e o Trem de Doido, o lançamento do single Pife de Roda e o pífano, o programa Expresso 104,5 desta quarta-feira, 19, recebeu o flautista André Siqueira. 

O músico contou diferentes histórias atribuídas ao surgimento da flauta do tipo pífano no Brasil e diferenciou o instrumento dos tipos mais tradicionais. Para o entrevistado, a simplicidade do pífano e das melodias produzidas por ele traz recursos sonoros únicos e oferece muitas possibilidades, especialmente considerando a variedade de formatos e tons nos quais é construído. Siqueira também falou sobre seu encontro com o instrumento e sua relação com o tipo de sonoridade buscada por seu trabalho. 

“A gente vê mais bandas de pífano nordestinas, e aí eu comecei a viajar nesse som mineiro nesse formato de banda. Eu pensei na viola caipira, porque em Minas Gerais a gente tem essa tradição sertaneja, das folias de reis, dos congados, das modas de viola, e também trouxe pro grupo a sonoridade da caixa de folia, o tambor de Minas. Aí fechou”, detalhou o flautista, que juntou a essas sonoridades o pífano e a percussão para compor a identidade do novo single. Segundo ele, a intenção era refletir a diversidade sonora do país e, ao mesmo tempo, exaltar a música mineira.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A canção Pife de Roda está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio. No canal da banda André Siqueira e o Trem de Doido no Youtube, é possível encontrar o clipe da música e as demais produções do grupo. 

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael