Notícias Externas

Bauhaus completa 100 anos

Edifício da primeira Bauhaus, inaugurada em 1919, em Weimar, na Alemanha.
Edifício da primeira Bauhaus, inaugurada em 1919, em Weimar, na Alemanha. Wikimedia Commons

Há cem anos era fundada, na Alemanha, a Bauhaus, uma escola de design, artes plásticas e arquitetura que se tornou uma referência no mundo. Pioneira no movimento Modernista, a Escola alemã tinha professores-artistas ilustres como os pintores Wassily Kandinsky e Paul Klee, e se tornou uma pedra no sapato do governo nazista por seus pensamentos progressistas e anti-ditatoriais. Embora tenha sido fechada na época do Nazismo, a Bauhaus, fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, sobreviveu à repressão e se tornou um símbolo do Modernismo e do Design em todo o mundo.

A professora Giselle Safar, que leciona História da Arte e do Design na Universidade Estadual de Minas Gerais, a Uemg, conversou sobre a história da Bauhaus com o programa Noite Ilustrada da rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 5.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

A história da Bauhaus foi imortalizada pelo documentário Bauhaus: A Face do Século 20, do diretor inglês Frank Whitford. O filme é de 1994 e traça uma biografia da Escola a partir de especialistas em arte, história e design. O documentário está disponível com legendas em português na íntegra no YouTube.

A publicação semestral da Escola de Design da UEMG, a Revista Transverso — Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade, também está preparando para seu próximo volume um compilado de histórias sobre a Bauhaus. O periódico traz artigos e estudos transdisciplinares sobre arte, design, ciências humanas e sociais. Todas as publicações da Revista Transverso estão disponíveis no site revista.uemg.br, na aba específica da Revista Transverso.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael