Biblioteca da Face comemora 10 anos de funcionamento 24 horas

Nesse regime, a unidade é frequentada mensalmente por cerca de duas mil pessoas

Biblioteca da Face funciona ininterruptamente em quase todos os dias do ano
Biblioteca da Face funciona ininterruptamente durante quase todos os dias do ano Foca Lisboa / UFMG

Nesta segunda-feira, 8 de outubro, a Faculdade de Ciências Econômicas (Face) comemora 10 anos do projeto Biblioteca 24 horas, que instaurou o funcionamento ininterrupto do espaço para estudos, consulta ao acervo e autoatendimento de empréstimo. A data será celebrada com evento no auditório 1 da Unidade, e a programação, com conferências, mesas-redondas e atividade cultural, estende-se das 9h às 19h.

O coordenador da Biblioteca da Face, Leonardo Renault, explica que o encontro é uma oportunidade de refletir sobre a atuação da biblioteca 24 horas, que está entre as pioneiras e é uma das poucas que funcionam de forma ininterrupta no país. “O evento visa debater o futuro da biblioteca universitária e avaliar o serviço que oferecemos nos últimos 10 anos e a sua continuidade”, pontua.

Na parte da manhã, após mesa de abertura, que contará com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o professor João Antônio de Paula fará uma palestra sobre a história da Biblioteca da Face. Em seguida, o professor da Unirio Gustavo Silva Saldanha ministrará a conferência Bibliotecas, cultura e sociedade: 50 anos de reflexões do Maio de 1968 para a transformação social.

À tarde, duas mesas-redondas compõem a programação: Biblioteca 24 horas: estudos avaliativos e Sobre o futuro da biblioteca universitária na era da informação: apontamentos e possibilidades. A comemoração se encerra com homenagens, às 18h, e atividade cultural, às 19h. O evento é gratuito e aberto ao público, e a programação está disponível na internet.

Funcionamento ininterrupto
Esse modelo de funcionamento foi idealizado na gestão do então diretor Clélio Campolina, que se inspirou no padrão das bibliotecas europeias. No regime 24 horas, a unidade fica aberta de segunda a quinta-feira, das 22h às 7h30, e de sexta, às 22h, até às 7h30 de segunda-feira, e o acesso se dá por meio de portaria específica. Os únicos dias do ano em que a biblioteca permanece fechada são os feriados de Sexta-Feira da Paixão, Natal e Ano Novo.

O avanço das tecnologias de comunicação e informação não diminuiu o número de frequentadores das bibliotecas físicas. De acordo com Leonardo Renault, a biblioteca da Face é considerada um dos melhores espaços de estudo do campus Pampulha e segue sendo procurada como lugar de encontro e locus de troca de conhecimento. “Somando as comunidades interna e externa da Universidade, cerca de duas mil pessoas frequentam por mês a biblioteca da Face no regime 24 horas. A procura é maior nos fins de semestre ou em épocas de concursos, quando atrai público externo”, informa.

O regulamento da biblioteca 24 horas está disponível no site da Face.

Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas