Pesquisa e Inovação

Biblioteca digital hipertextual é tema de livro que professora da ECI lançará em seminário de pesquisa

Nesta quinta-feira, 2, será lançado o livro Biblioteca digital hipertextual: Caminhos para a navegação em contexto, da professora Gercina Lima, da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. O lançamento integra a programação do II Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX, coordenado pela autora da obra, e será realizado em frente ao Auditório Azul, no primeiro andar da Escola, às 11h30.

O livro contém parte dos resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, ao longo dos últimos 12 anos, pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos. Em oito capítulos, são apresentados os esforços para solucionar os problemas de recuperação semântica da informação, com base em propostas para a navegação hipertextual em contexto, em uma biblioteca digital.

O MHTX nasceu com o objetivo de construir um modelo para organização hipertextual de documentos, com a inserção de teses e dissertações em textos completos digitalizados, e avaliar sua implementação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG. Os trabalhos possibilitaram aplicação das teorias e técnicas da área de Organização da Informação e do Conhecimento, por meio de protótipos analisados e testados.

Para a realização dos trabalhos apresentados no livro, várias áreas do conhecimento forneceram aporte teórico, como a Ciência da Computação, a Linguística e a Psicologia Cognitiva.

Antes do lançamento, às 10h30, haverá a palestra de abertura do II Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX, a cargo do professor Dagobert Soergel, da University at Buffalo, nos Estados Unidos. O tema da exposição é Knowledge organization and information retrieval: a research agenda. A programação do seminário segue até sexta-feira, 3.

(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Ciência da Informação)