Arte e Cultura

Grupo Serelepe recolhe e transforma brincadeiras tradicionais em show

'Brinquedorias' faz sua estreia em Belo Horizonte, neste domingo

Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos formam o núcleo do Serelepe
Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu  formam o Serelepe Pedro Aspahan

Investigar brincadeiras não muito conhecidas foi o ponto de partida para o novo trabalho artístico do grupo Serelepe, da Escola de Belas Artes da UFMG. O espetáculo Brinquedorias estreia em Belo Horizonte, neste domingo, 19, às 11h, no Auditório do Memorial Minas Gerais Vale. O grupo também lançará livro, CD e DVD. A entrada é franca mediante retirada de senha na recepção, disponível uma hora antes do início do espetáculo. O espaço tem capacidade para 84 pessoas. 

Brinquedorias apresenta brincadeiras curiosas, instigantes e divertidas. Além de suas belas melodias, essas brincadeiras encantam o público com suas movimentações pelo espaço cênico e pelas possibilidades de "inventar moda”. Foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e de encontros com brincantes do Brasil e de outros países da América do Sul.

O espetáculo estreou no 13º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, realizado em Buenos Aires, no mês passado, e no projeto Garatuja – encontro de arte para crianças, em Contagem, neste mês. Direção, roteiro, arranjos e atuação são de Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos. Os figurinos foram produzidos por Manuela Rebouças e Jonnatha Horta.

Outras mídias
Além de espetáculo cênico, o projeto Brinquedorias foi concebido como livro e CD. O Serelepe apresenta 20 brincadeiras tradicionais pouco conhecidas e arranjadas musicalmente no CD. O livro traz a descrição de seu modo de brincar e, no vídeo, são apresentadas com um toque de cinema de animação. 

O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade.