Ensino

Cabelos crespos: representatividade negra na publicidade é tema de debate na Fafich

Evento, organizado por graduandos, será realizado nesta sexta

x
A publicitária Bárbara Lima é uma das debatedoras do evento
Acervo pessoal

O quarto painel da série F5 - Atualizações e debates em Publicidade e Propaganda, que será realizado nesta sexta-feira, 30 de novembro, tem como tema Não é só sobre cabelo: a representatividade do corpo negro a partir da Publicidade para cabelos cacheados e crespos. A conversa, aberta ao público, ocorrerá no auditório Carangola da Fafich, a partir das 9h30.

As relações entre as campanhas publicitárias e as questões raciais estarão no centro da discussão. Os convidados vão debater os recentes movimentos de valorização dos cabelos naturais e processos de transição capilar. Tudo isso gera um aumento da demanda de produtos para cabelos crespos e cacheados e, por consequência, o olhar da publicidade se volta para esses grupos como público consumidor. Como há um histórico persistente de estereótipos e sub-representações de negros na publicidade, pretende-se debater como as relações de consumo mudam, se elas alteram a forma como a publicidade é produzida para esse público e até mesmo como esse fenômeno altera a representação dos corpos negros nas propagandas.

Participarão da conversa a publicitária Bárbara Lima, coordenadora de mídias sociais na agência Link Comunicação, a cabeleireira Betina Borges, proprietária do salão Beleza Negra, referência do ramo em Belo Horizonte, e a mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG Mayra Bernardes, que pesquisa a representação de mulheres negras na publicidade de cosméticos capilares para cabelos crespos e cacheados. O trio abordará diferentes olhares a respeito do tema, tendo em vista perspectivas acadêmica, publicitária e mercadológica.

F5 – Atualizações e debates em Publicidade e Propaganda é organizado por alunos da graduação de Publicidade e Propaganda, sob a coordenação e orientação do professor Juarez Guimarães Dias. O foco da série é a discussão das grandes questões que envolvem a publicidade contemporânea.