Ensino

Caed lança pesquisa para compreender relação dos professores da UFMG com a educação a distância

Formulário pode ser respondido até 24 de junho

Formatura de turma de educação a distância da UFMG em 2016
Formatura de turma de curso a distância da UFMG em 2016 Foto: Acervo Caed UFMG

Com o objetivo de aprimorar a sua oferta de serviços, o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed UFMG) acaba de lançar uma pesquisa para compreender, de forma mais aprofundada, a relação dos professores da Universidade com a educação a distância e com os serviços ofertados pelo órgão.

Aberto até 24 de junho, o formulário reúne 20 perguntas divididas em dois blocos: o primeiro busca extrair informações sobre a experiência e a visão do docente sobre EaD. O segundo, por sua vez, aborda o relacionamento e o interesse do professor pelo apoio disponibilizado pelo Caed.

Os dados obtidos vão auxiliar o órgão a oferecer serviços mais compatíveis com as demandas dos professores e a formular estratégias para fortalecer o ensino a distância e a educação digital na UFMG.

A investigação deverá ser ampliada, nos próximos meses, para outros públicos, como estudantes, servidores e profissionais terceirizados. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ead@ufmg.br.

Diretoria
Criado em 2003, o órgão oferece cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Entre as atribuições do Caed estão a criação de materiais didáticos, elaboração de projetos para financiar a oferta de cursos e a implantação de polos regionais de EaD, o fortalecimento do uso de webconferências nas atividades de formação por meio de treinamento das equipes dos cursos e de apoio técnico para sua realização, a oferta de capacitação para tutores, a organização de fóruns de formação continuada e o desenvolvimento de pesquisas sobre EaD na UFMG.

Recentemente, o Conselho Universitário aprovou, em resolução, a transformação do Caed em órgão auxiliar da Reitoria, com o nome de Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD).