Extensão

Mobilidade urbana é tema do Café Controverso deste sábado

Afetividade no trato de pessoas com deficiência é desafio para as políticas públicas na área

A mobilidade urbana em Belo Horizonte vem pautando debates
Mobilidade urbana em Belo Horizonte preocupa gestores e usuáriosFlávia Bernardo / ALMG

As perspectivas da mobilidade urbana para os próximos anos é tema do Café Controverso deste sábado, 24 de agosto, às 10h, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Em parceria com a Petrobras, o debate com o engenheiro civil e doutor em Geografia pela UFMG, Marcelo Cintra, e com a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade, Sônia Pessoa, vai propor reflexões sobre a sustentabilidade e a inclusão nas sociedades urbanas.

Na avaliação da professora Sônia Pessoa, alguns aspectos são fundamentais na discussão sobre mobilidade, como as condições das pessoas com deficiência ou capacidade reduzida de locomoção –  cadeirantes, usuários de andadores ou bengalas. “São grandes desafios, que vão desde as políticas públicas para investimento nos equipamentos públicos de transporte e nas condições das próprias vias até a acessibilidade afetiva”, afirma. Esse último aspecto, segundo a professora, exige a formação de uma cultura de afetividade no trato das pessoas com deficiência, que precisa ser adotada pelos motoristas e cobradores de ônibus, funcionários do metrô e da própria população.

Autonomia
“Acessar os equipamentos de transporte público, nas grandes cidades, muitas vezes torna-se um desafio para pessoas com dificuldade de locomoção. Vencer o trajeto em vias esburacadas, obstruídas ou sem piso tátil inviabiliza um direito básico de todo cidadão de ter segurança ao locomover-se. Além disso, a pessoa que depende da ajuda de outra, para cumprir seu trajeto ou acessar os equipamentos públicos de transporte, como ônibus e metrô, perde autonomia", observa a professora.

Durante o evento, os palestrantes vão tratar da construção de um sistema eficaz e democrático de mobilidade. O Café Controverso é aberto ao público, com entrada gratuita.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento