Institucional

Campanha de financiamento coletivo dos hospitais bate meta de R$ 6 milhões

Lançada há um ano, iniciativa prossegue no momento mais crítico da pandemia

Entre outros equipamentos, como cadeiras, mesas, bebedouros e ventiladores, a UPA Centro Sul pôde investir parte dos recursos recebidos na compra de dez novos teclados, monitores e computadores para o registro digital dos atendimentos
UPA Centro-Sul investiu parte dos recursos na compra de computadores para o registro dos atendimentos Foto: Divulgação

Em menos de um ano, a campanha de financiamento coletivo #ColaboreHospitaisUFMG, proposta pela Universidade como medida emergencial para apoiar financeiramente o trabalho de combate à pandemia no Hospital das Clínicas, no Hospital Risoleta Tolentino Neves e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, bateu a meta de arrecadação de R$ 6 milhões estabelecida por ocasião de seu lançamento, em 24 de março do ano passado. A iniciativa continua, uma vez que a pandemia de covid-19 recrudesceu nos últimos meses e vive seu pior momento com a explosão de casos e mortes e o colapso no sistema de saúde.

Até 11 de março, data da última compilação de dados, haviam sido arrecadados R$ 6,11 milhões, que possibilitaram aquisições como R$ 3,72 milhões em equipamentos hospitalares, R$ 721,25 mil em material médico, R$ 125,83 mil em produtos de limpeza, R$ 101,88 mil em medicamentos, R$ 55,32 mil em equipamentos de informática, R$ 49,27 mil em mobiliário de escritório e R$ 16,44 mil em estrutura.

Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG defende cooperação entre pares
Sandra Goulart: resposta expressivaFoca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida faz um balanço positivo da campanha, que mobilizou a sociedade mineira. “Tivemos uma resposta muito expressiva da comunidade universitária, de familiares, egressos da UFMG, instituições públicas e empresas. Sem esse suporte, nossas unidades de saúde não teriam enfrentado a pandemia como enfrentaram”, destaca a reitora. Ela alerta, no entanto, que não é hora de baixar a guarda – tanto que a campanha prossegue. “Vivemos, de fato, um momento de exaustão, mas temos que prosseguir nessa luta. E nossas equipes de saúde, apesar das dificuldades, estão preparadas para continuar enfrentando esse desafio. Apoiar a campanha é uma forma de oferecer respaldo e segurança a essas pessoas tão corajosas”, defende Sandra Goulart.

Maurício Freire:
Maurício Freire: equipamentos e insumos ajudaram a salvar vidasFoca Lisboa | UFMG

O professor Maurício Freire, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG, afirma que os recursos foram essenciais para a continuidade de funcionamento das unidades de saúde durante o primeiro ano de pandemia. “Os equipamentos e insumos adquiridos com os recursos da campanha ajudaram a salvar muitas vidas. Compramos desde EPIs e medicamentos básicos até respiradores, ajudamos a ampliar leitos exclusivos na UPA, numa ala de CTI do HC e na maternidade do Risoleta”, exemplifica o pró-reitor. Ele lembra que a campanha surgiu em um momento em que as instituições não dispunham de estoque de insumos básicos para o enfrentamento da emergência sanitária. “Naquele momento, com a agilidade executiva da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), pudemos tirar as três unidades de uma situação crítica e planejar ações de longo prazo”, afirma.

Atuação coordenada
O presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez, avalia que a execução do projeto representou um desafio. “Estou certo de que a UFMG, o Hospital das Clínicas, o Hospital Risoleta Tolentino Neves, a UPA Centro-Sul e a Fundep saíram maiores com essa campanha. Esse projeto mostra claramente que, em uma atuação coordenada, todos ganham. A Fundep permanece à disposição para contribuir neste momento crítico de enfrentamento da pandemia de covid-19 que o Brasil atravessa”, garante Ramírez, que foi reitor da UFMG na gestão 2014-2018.

A Fundação é a responsável pelo planejamento e execução de estratégias de marketing, pela captação de recursos entre empresas, pelas compras de materiais nos mercados interno e externo (monitorando, inclusive, a urgência das demandas) e pela gestão administrativa e financeira dos recursos. Também cabe à Fundep a gestão do site exclusivo da campanha.

Urgência imprevista
A professora Andrea Maria Silveira, superintendente do Hospital das Clínicas, afirma que os recursos repassados às unidades de saúde foram fundamentais para a aquisição de aparelhagem médico-hospitalar indispensável ao atendimento dos casos de covid-19, como monitor multiparamétrico e ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção individual e computadores.

“No início da pandemia, fomos surpreendidos com demandas por insumos, principalmente de equipamentos de proteção individual, em quantidades não previstas nos pregões vigentes. Além disso, esses itens ficaram escassos e passaram a ser comercializados no mercado por valores que não tínhamos como mobilizar com a urgência necessária”, explica.

Jaime Ramírez:
Jaime Ramírez: UFMG, HC, Risoleta Neves, UPA Centro-Sul e Fundep "saíram maiores dessa campanha"Foca Lisboa | UFMG

Tempos inéditos, medidas inéditas
Em seu mestrado profissional em inovação tecnológica e propriedade intelectual, a analista de comunicação da Fundep Dilian Caiafa está pesquisando o tema do financiamento coletivo para projetos universitários e as implicações dessa modalidade para o desenvolvimento científico-tecnológico do país. Dilian frisa que iniciativas como a #ColaboreHospitaisUFMG não substituem os modos tradicionais de financiamento, mas ajudam a aproximar a Universidade da sociedade. “Os benefícios vão além dos recursos financeiros: passam pelas esferas da divulgação científica e das relações entre esses atores e pelo fortalecimento de uma cultura a favor da pesquisa e do ensino”, exemplifica.

A pesquisadora destaca o sucesso da campanha da UFMG, que conseguiu alcançar um montante de grande vulto em menos de um ano. “O desenho arrojado da campanha, com meta de R$ 6 milhões, foi pensado para suportar o tamanho do desafio que as três unidades de saúde vivem no atual contexto emergencial. Referências na região metropolitana de Belo Horizonte, as unidades estão recebendo materiais, equipamentos e outros insumos conforme seus planejamentos, o que contribui para o atendimento de milhares de pacientes”, comemora.

Com efeito, lembra Maurício Freire, os recursos arrecadados pela campanha não substituem o orçamento regular das unidades – na verdade, expõem suas próprias limitações financeiras. “O financiamento das três unidades é diverso. O Hospital das Clínicas é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), enquanto a UPA e o Risoleta são sustentados com recursos do estado e do município. O que a arrecadação da campanha proporcionou foi agilidade na aquisição de bens e insumos no momento de crise, em processo que passou ao largo do planejamento orçamentário das unidades – que já era insuficiente antes mesmo da crise sanitária”, argumenta Freire.

A campanha continua
Apesar de ter batido a meta inicial, a campanha #ColaboreHospitaisUFMG vai continuar. Afinal, a pandemia piorou em relação há um ano, e os hospitais e a UPA seguem precisando de recursos. A ocupação nas UTIs de Belo Horizonte permanece em níveis críticos, e os hospitais seguem com seus estoques e sua capacidade de assistência à saúde no limite.

“Um ano atrás, jamais imaginávamos que viveríamos o estágio de colapso do sistema de saúde em que estamos. Quando, em maio do ano passado, autorizamos a compra de respiradores para o HC, e o fornecedor no exterior estimou a entrega para janeiro deste ano, imaginamos que chegaria tarde. Ao contrário: chegaram exatamente no pico da crise”, afirma o pró-reitor.

Equipe de anestesistas do Hospital Risoleta Tolentino Neves devidamente paramentada:
Equipe de anestesistas do Hospital Risoleta Neves devidamente paramentada: campanha imprimiu agilidade à aquisição de equipamentosArquivo HRTN

Como contribuir
Interessados em contribuir podem transferir qualquer valor para a conta da Fundep, que gerencia os recursos e garante a agilidade de sua execução: Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41). Quem deseja doar bens ou equipamentos pode entrar em contato com a Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) da UFMG pelos telefones (31) 3409-4555 e (31) 99306-0348 ou pelo e-mail gab@copi.ufmg.br.

A campanha #ColaboreHospitaisUFMG é realizada pela UFMG em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Conta com o apoio institucional da Justiça Federal de Minas Gerais, da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação do Ministério Público de Minas Gerais e da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais.

Ewerton Martins Ribeiro