Ensino

Campanha 'UFMG Viva' mostra envolvimento dos estudantes com o ICA

Em vídeos, eles discorrem sobre projetos de pesquisa, extensão e outras atividades de que participam no campus Montes Claros

Túlio Caiafa (à esquerda) em atividade na Semana de Recepção dos Calouros em Montes Claros
Túlio Caiafa (à esquerda) em atividade da Semana de Recepção dos Calouros em Montes Claros Amanda Lelis / UFMG

Em campanha lançada nesta quinta-feira, dia 30, estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) expõem suas perspectivas sobre a Universidade e resultados de pesquisas e projetos de extensão dos quais participam. Os depoimentos da iniciativa, que recebeu o nome de UFMG Viva, serão compartilhados, nos próximos dias, na página do campus Montes Claros no Facebook.

Túlio César Caiafa de Alquimim é um dos jovens que enriquecem a vida acadêmica do campus regional da UFMG em Montes Claros. Estudante do quinto período do curso de Zootecnia, ele participa como voluntário do programa de iniciação científica e desenvolve pesquisa sobre o uso de insetos na alimentação humana e animal. “É muito importante para a sociedade, porque aqui trabalhamos, além da proposta de alimentação alternativa, com a transformação de resíduos em alimento para os insetos”, explicou o estudante.

De acordo com Túlio, o grupo de pesquisa tem papel importante em sua formação e em sua trajetória pessoal e profissional. “Eu não imaginava trabalhar numa área como essa e estou me descobrindo e também descobrindo uma paixão, que é a paixão de mudar o mundo, de querer transformá-lo de alguma forma. Isso é uma chave que pode abrir portas”, comentou.  Assista ao depoimento: 

Resiliência da agricultura familiar
Solange Marcelino é mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território, desenvolvido em parceria  entre a UFMG e a Unimontes. A mestranda voltou recentemente da Colômbia, onde apresentou resultados da sua pesquisa no Congresso Iberoamericano de Desenvolvimento, promovido em abril pela Universidade Autônoma. “Tivemos a oportunidade de discutir novos rumos para o desenvolvimento regional e territorial”, resume. 

O trabalho de Solange busca analisar a resiliência da agricultura familiar na área do Jaíba, considerado o maior perímetro público de irrigação contínua na América Latina. “Os resultados podem incrementar o aporte às políticas públicas para o Norte de Minas Gerais”, explica a mestranda. 

A estudante também participou de programa de mobilidade acadêmica, por meio do qual cumpriu um período de sua formação na Universidade Nacional do Litoral, em Esperanza, na Argentina. “A universidade proporciona reflexão sobre nossas práticas, e essa troca de conhecimentos contribui para melhorar o serviço público e a sociedade", testemunhou Solange.

Estudantes do ICA que quiserem participar da campanha UFMG Viva podem entrar em contato com o Cedecom Montes Claros pelos e-mails comunica@ica.ufmg.br e relacoespublicas@ica.ufmg.br.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros