Saúde

Campanha promove conscientização para o uso racional de medicamentos

Iniciativa é do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, com participação da Faculdade de Farmácia da UFMG

Pesquisa revela que 47% dos brasileiros se automedicam ao menos uma vez por mês
Pesquisa revela que 47% dos brasileiros se automedicam ao menos uma vez por mês Foto: Pixabay

Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em março de 2019, encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia, revela que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que usaram remédios nos últimos seis meses. Mais de 2 mil pessoas foram entrevistadas: 47% se automedicam pelo menos uma vez por mê, e 25% fazem isso todo dia ou pelo menos uma vez por semana. 

No Brasil, o uso de medicamentos sem assistência médica é a principal causa de intoxicação. Em 2017, foram registrados 6.880 casos de intoxicação medicamentosa, o equivalente a 25% do total de ocorrências no ano. 

Para alertar a população quanto ao uso correto e seguro dos medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais promove uma campanha sobre mitos e verdades que envolvem uso, controle, armazenamento e descarte de remédios. A iniciativa antecipa o Dia do Uso Racional de Medicamentos, lembrado em 5 de maio. 

A campanha foi lançada nesta sexta-feira, 3, na rodoviária de Belo Horizonte. Farmacêuticos e estudantes do curso de Farmácia de diversas faculdades da capital orientam a população, além de medir pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corporal, peso, altura, dentre outras atividades.

A farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Yula Merola, falou sobre a campanha durante entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

Ao longo dos meses de maio e junho, a campanha será levada também para outras cidades mineiras. Para saber a programação, acesse o site crfmg.org.br/usoracional.

Produção: Gabriela Augustha, sob orientação Hugo Rafael e Alessandra Ribeiro