Notícias Externas

Campanha "Tira o Pé da Minha Serra" tenta barrar mineração na Serra do Curral

Movimento denuncia impactos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população de BH, além da ilegalidade do projeto, devido ao processo de tombamento da Serra

.
Campanha pressiona o Governo de Minas a barrar projeto de mineração na Serra do CurralDivulgacao

O Conselho Estadual de Política Ambiental, o COPAM, decide nesta sexta-feira, 29, sobre o megaprojeto de mineração que coloca em risco a Serra do Curral. A proposta busca instalar o Complexo Minerário Serra do Taquaril, da empresa Tamisa. Se aprovado, o projeto prevê a retirada de no mínimo 31 milhões de toneladas de minério de ferro na Serra do Curral durante um período de 13 anos. Na tentativa de impedir os graves impactos para o meio ambiente que a aprovação da proposta pode gerar, ativistas, movimentos sociais, artísticos e organizações da sociedade civil se uniram no movimento "Tira o Pé da Minha Serra", que incentiva a participação da população para pressionar o COPAM a não conceder o licenciamento ambiental. No site você encontra todas as informações sobre a campanha, além das formas de assinar e colaborar. 

Para falar sobre a campanha Tira o Pé da Minha Serra, o Expresso 104,5 conversou com o integrante do movimento, urbanista e professor do Departamento de Arquitetura da UFMG, Roberto Andrés. 

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória