Campus Pampulha recebe sua primeira edição da Semana da Enfermagem

Evento começa nesta quinta, dia 11; atividades vão abordar acolhimento a mulheres em situação de violência, escuta qualificada e atuação na pesquisa clínica, entre outros temas

A técnica em enfermagem Valquíria de Oliveira (à direita) e a enfermeira Marcia Danielle Sodré atendem o técnico em eletrônica Fábio Laboissiere, no Coltec Foto: Foca Lisboa | UFMG

Capacitação, qualificação e valorização do lazer marcam a programação da primeira edição da Semana de Enfermagem do campus Pampulha, que será realizada de 11 a 19 de maio. Diversas unidades acadêmicas do campus se juntaram à Pró-reitoria de Recursos Humanos para organizar o evento, que celebra a Semana do Profissional da Enfermagem no Brasil e no mundo.

O objetivo central é oferecer capacitação para os profissionais de enfermagem do campus Pampulha e atividades de lazer abertas a técnicos e docentes da UFMG. Palestras e oficinas téorico-práticas vão tratar de temas como acolhimento a mulheres em situação de violência, práticas de Mindfulness, escuta qualificada, gestão de conflitos, primeiros socorros e atuação da enfermagem na pesquisa clínica.

À frente da organização do evento, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, destaca a importância da Semana para integrar os profissionais que atuam no campus e capacitar de forma mais homogênea, sempre de acordo com a realidade e as necessidades do campus. “Trata-se de trabalhos distintos: enquanto no campus Saúde a enfermagem concentra sua atenção na urgência hospitalar, nas unidades da Pampulha o foco está no cuidado preventivo, na saúde pública e em urgências clínicas de servidores e discentes”, ela explica.

Parcerias
A programação, apoiada pelo Sindifes e pela Assufemg, inclui apresentação de seminários sobre as atividades desenvolvidas por profissionais atuantes na enfermagem em unidades do Campus Pampulha: Centro Esportivo Universitário (CEU), Centro de Treinamento Esportivo (CTE), Faculdade de Odontologia, Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), Centro Pedagógico, Coltec, Biotério, Departamento de Gestão Ambiental, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Escola de Veterinária e Hospital Veterinário.

No campus Saúde, as atividades comemorativas são tradicionalmente promovidas há cerca de 30 anos pela parceria da Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas da UFMG.

O Dia Internacional do Enfermeiro é 12 de maio, data de nascimento da fundadora da enfermagem moderna, a inglesa Florence Nightingale (1820-1910). O Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem é 20 de maio, em homenagem a Ana Néri, pioneira da profissão no Brasil, que morreu nessa data.

Cronograma:

Dia 11, quinta
Violência contra a mulher – Mulheres livres
Equipe do Mulheres Livres (palestra)
Discussão sobre violência contra as mulheres em nossa sociedade
Turma 1: 9h às 12h / Turma 2: 14h às 17h
Auditório da Faculdade de Odontologia
200 vagas (inscrições aqui

Dia 12, sexta
Atuação da enfermagem no campus Pampulha da UFMG
Profissionais falarão sobre o serviço que desenvolvem em suas unidades
Auditório da Faculdade de Odontologia
200 vagas (inscrições aqui)

Dia 15, segunda-feira
Lazer no Centro Esportivo Universitário (CEU)
Orientação sobre a proposta de trazer o Mindfulness para o dia a dia. Movimentos com atenção plena e foco na respiração. Espaço para trocas  de experiências. Prática da humanidade compartilhada.
Suzan Caroline Such Ribeiro e Fabíola Lima, psicólogas do Dast
9h às 16h, no CEU
Os inscritos deverão levar água, tapete de yoga ou canga e usar roupa confortável
Vagas: sem limite (inscrições aqui)

Exposição de óleos essenciais (Do Terra)
Alessandra C. de B. Ferreira, consultora

Dia 16, terça
Palestra sobre conflito
Apresentação sobre relações interpessoais, trabalho em equipe e gestão de conflitos
Lucas Jerônimo Ribeiro da Silva, doutorando em Direito na UFMG
9h às 12h, no CAD3, auditório B302
(inscrições aqui

Atuação da enfermagem em pesquisa clínica
Apresentação sobre as etapas de pesquisa clínica e atuação da Enfermagem
Carolina Resende (Dast)
14h às 16h, no Auditório da Faculdade de Odontologia
200 vagas (inscrição aqui

Dia 17, quarta
Treinamento Suporte Básico de Vida
Oficina para profissionais de enfermagem
Allana dos Reis Correa, professora da Escola de Enfermagem
Turma 1: 9h às 12h / Turma 2: 14h às 17h
CAD2, sala B505
15 vagas para cada turma (inscrições aqui)
(Profissionais lotados no Dast e na EEFFTO não poderão fazer inscrição nesta oficina.)

Dia 19, sexta
Escuta qualificada
Atividades interativas que propiciam reflexões e discussões sobre o escutar e o cuidar
Suzan Caroline Such Ribeiro, Fernanda Moreira, Fabíola de Oliveira Lima