Campus Pampulha sedia encontro nacional da Academia Brasileira de Ciências

Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciência
Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciência Foto: Foca Lisboa / UFMG

Dezenas de pesquisadores brasileiros estão reunidos até sexta-feira, 29, no campus Pampulha da UFMG, no 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciência (ABC). A abertura do evento ocorreu na manhã de hoje, quando o presidente da entidade, Luiz Davidovich, falou sobre o valor da ciência.

Ao longo das sessões do encontro, serão abordados os seguintes temas: O impacto da ciência brasileira,Independência e autonomia dos jovens cientistas e Publicação como meio e não como fim. O objetivo é discutir e alinhar os posicionamentos dos membros da Jovem Academia (categoria criada em 2007, com pesquisadores de menos de 40 anos) em relação à política nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Na oportunidade, também será apresentada a evolução das pesquisas de alguns dos pesquisadores afiliados cujos mandatos se encerraram a partir do ano passado.

A programação de hoje inclui sessão sobre o impacto científico e cultural da ciência brasileira, com participação do professor Ado Jório de Vasconcelos, do Departamento de Física da UFMG.

Entre os pesquisadores que apresentarão suas pesquisas amanhã, está a professora Danielle Glória de Souza, do Departamento de Microbiologia da UFMG.

Na sexta-feira, outros professores da UFMG também apresentarão resultados de seus estudos. Ricardo Fujiwara, da área de Parasitologia, por exemplo, vai traçar um panorama da pesquisa Controle de doenças parasitárias com metodologia multidisciplinar e Jussara Marques de Almeida, da Ciência da Computação, falará sobre Disseminação de informação na web: análise, modelagem e novas soluções.

As atividades ocorrem no auditório do quarto andar do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1, no campus Pampulha. O evento é viabilizado pela parceria entre Capes, Fapemig e ABC.

Jovem Academia
Desde 2007, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem membros afiliados por cinco anos.

No intuito de proporcionar maior interação entre os membros afiliados e os titulares, a ABC promoveu, em 2011, no Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional de Membros Afiliados. Na ocasião, foi definido que o evento se tornaria bianual. Em 2013, o 2º Encontro foi realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ).

Mesa de abertura formada pelo professor André Báfica, da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo diretor da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, pela pró-reitora de Pesquisa da UFMG, Adelina Martha dos Reis, e pelos professores Lisiane Porciúncula (UFRGS) e Bruno Gomes (UFPA) Foto: Foca Lisboa / UFMG