‘Campus tour’ apresentará UFMG aos calouros em passeio de ônibus

Todas as unidades do campus Pampulha serão apresentadas aos novos estudantes
Todas as unidades do campus Pampulha serão apresentadas aos novos estudantes Foca Lisboa / UFMG

Os calouros que ingressam na UFMG no segundo semestre de 2016 poderão conhecer, durante passeio guiado de ônibus, todas as unidades da Universidade instaladas no campus Pampulha, inclusive as localizadas nas imediações. Na oportunidade, eles receberão informações sobre o funcionamento da Praça de Serviços, dos restaurantes universitários, do Centro Esportivo Universitário (CEU) e das moradias localizadas na avenida Fleming, no bairro Ouro Preto.

A atividade, denominada Campus tour, ocorrerá de segunda, 25, a quarta, 27, datas em que serão realizados o registro acadêmico e a matrícula presencial dos calouros aprovados para o segundo semestre.

O ônibus partirá do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2, local do registro. Nos dias 25 e 26, o veículo realizará quatro viagens: 14h, 15h, 16h e 17h. No dia 27, o campus tour começa às 10h, com saída também às 11h, 14h, 15h, 16h e 17h. A atividade é aberta aos familiares e amigos dos estudantes.

Intérpretes

O campus tour é coordenado pela professora Márcia Louzada, do IGC. “Esperamos que seja uma vivência que ajude o novo aluno a se apropriar da UFMG”, afirma a professora. Sua equipe, formada por alunos do curso de turismo, vão atuar, segundo ela, como “intérpretes da cultura, do patrimônio e da UFMG” durante o percurso do ônibus.

No trajeto, os calouros receberão, por exemplo, informações sobre uma edificação emblemática da chamada arquitetura pós-Pampulha:

, em reconhecimento à importância simbólica e cultural da obra e da qualidade da arquitetura moderna mineira. No último domingo, o conjunto arquitetônico da Pampulha recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Mesmo sendo uma edificação posterior, Juscelino Kubitschek pediu ao arquiteto Eduardo Mendes Guimarães Júnior que projetasse a Reitoria em diálogo com a arquitetura do conjunto da Pampulha”, afirma a professora Márcia Louzada, que destaca as vidraçarias e o "aspecto que lembra um barco” como exemplos de semelhanças entre o edifício da Administração Central da UFMG e o prédio do Iate Tênis Clube.