Carro-Biblioteca receberá doações de quadrinhos e mangás nesta quarta

Veículo ficará aberto à visitação na Praça de Serviços no período da manhã

Desde a década de 70, o Carro-Biblioteca percorre as comunidades repleto de livros e de atividades de incentivo à leitura
Desde a década de 1970, o Carro-Biblioteca percorre as comunidades repleto de livrosFoto: Arquivo Carro-Biblioteca | UFMG

Nesta quarta-feira, 29, o Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação (ECI) estará aberto para visitação das 8h às 10h30, na Praça de Serviços, no campus Pampulha. No período, o projeto – que completou 50 anos neste 2023 – também receberá doações de quadrinhos e de mangás para compor o seu acervo.

O Carro-Biblioteca é o segundo programa de extensão mais antigo da UFMG. Criado em 1973, ele visa atender localidades que não dispõem de biblioteca pública ou comunitária em seu entorno. Desde então, seu micro-ônibus – no início, era uma modesta Kombi – percorre as comunidades periféricas de Belo Horizonte e de sua Região Metropolitana para compartilhar histórias.

Cada comunidade atendida recebe a visita do Carro-Biblioteca uma vez por semana. Ele tem um ponto fixo em cada lugar, onde permanece por um período de duas horas. Diversificado, seu acervo inclui livros didáticos, de culinária, gibis, DVDs infantis, enciclopédias eletrônicas e obras de literatura brasileira e estrangeira.

São três as comunidades atendidas: a do bairro Dom Pedro I, em São José da Lapa (às terças, das 14h às 16h), a do Conjunto Paulo VI B, em Belo Horizonte (às quartas, das 14h às 16h) e a do Nova Pampulha, também em Belo Horizonte (às quintas, das 14h às 16h).

O local exato de estacionamento da biblioteca em cada comunidade pode ser consultado no site do programa.

O primeiro veículo do Carro-Biblioteca foi uma Kombi, mais tarde substituída por um micro-ônibus Foto: Arquivo Carro-Biblioteca | UFMG

Cadastro
A iniciativa nasceu de um convênio entre o Instituto Nacional do Livro (INL) e a UFMG. “Com um trabalho social primoroso de incentivo à leitura e à busca por fontes confiáveis de informação, o Carro-Biblioteca contribui, inclusive, para a formação dos potenciais estudantes futuros da UFMG e do público da Biblioteca Universitária”, destaca Kátia Lúcia Pacheco, diretora do Sistema de Bibliotecas.

Para fazer o empréstimo de livros, é necessário se cadastrar no próprio Carro-Biblioteca. O interessado deve apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos somente podem se inscrever se acompanhados de adulto responsável, que também deve apresentar documento de identificação.

Cada usuário tem o direito de fazer o empréstimo de três obras por vez. O prazo de devolução é de sete dias consecutivos. É possível prorrogar esse período por meio da renovação presencial do empréstimo.