Notícias Externas

Carteira de Habilitação Digital começa a valer amanhã

Em Minas, mais 1,2 milhão podem utilizar documento

Carteira de habilitação é o primeiro documento digital autenticado à disposição do cidadão
Carteira de habilitação é o primeiro documento digital autenticado à disposição do cidadão Detran RS | Reprodução

A partir de amanhã, 1º de fevereiro, motoristas de Minas Gerais já podem utilizar a carteira de habilitação pelo celular. O documento pode ser solicitado, gratuitamente, pelos condutores que já possuem a CNH em papel com o QR code, item de segurança implantado nas carteiras desde maio de 2017.

Em Minas, mais de 1,2 milhão de motoristas já podem utilizar o documento digital, que tem a mesma validade e autenticidade da carteira física. Para ter acesso ao documento digital, o motorista vai precisar fazer o download do aplicativo, já disponível para Android e IOS. É importante que os dados do condutor estejam atualizados no sistema do Detran, principalmente o e-mail e o número do celular.

Quem ainda não possui a CNH com QR code tem duas opções: solicitar uma nova via da habilitação ou aguardar o vencimento do documento atual. A Carteira Nacional de Habilitação digital é opcional, não sendo necessária a solicitação de um novo documento com o QR code. Quem, ainda assim, quiser solicitar a nova via terá que desembolsar R$ 78. 

ouca-a-reportagem-de-lucas-sousa-31-01-2018.mp3