Internacional

Ministra brasileira e vice-presidente colombiana discutem políticas para igualdade racial

Experiências dos dois países serão abordadas em conferência da cátedra Calas-IEAT, que também reunirá, no dia 5 de agosto, pesquisador da Universidade de Massachusetts Amherst

A vice-presidente da Colômbia Francia Márquez:
A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez: combate ao racismoFoto: Andrés Castilla | CC BY-SA 4.0

A UFMG sedia na próxima segunda-feira, dia 5, conferência sobre as políticas de igualdade racial do Brasil e da Colômbia, com participação da vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, da ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco (ambas em participação remota) e do professor Agustin Lao-Montes, da Universidade de Massachusetts Amherst. O evento, com início às 9 horas, ocorrerá no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

Como explica o catedrático Agustin Lao-Montes, os governos atuais de ambos os países estão à frente de uma onda de políticas de Estado chamadas de novo progressismo, em que um dos objetivos explícitos é combater o racismo e instituir políticas de igualdade racial. “Na conferência, serão apresentados, em termos gerais, os princípios, as perspectivas, conquistas, os desafios e as possibilidades das políticas de igualdade racial no Brasil e na Colômbia. Pretendemos compará-los e também analisar as atuais políticas e projetos de colaboração entre os dois países, que se articulam de maneira significativa”, destaca Lao-Montes.

Promovido pelo programa Cátedras Calas-IEAT, a abertura do evento contará, ainda, com a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e da diretora do IEAT, Patrícia Kauark Leite. A professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política da Fafich, fará a mediação.

A participação no evento dá direito a certificação para quem se inscrever, gratuitamente,  no site de Gestão de Eventos da UFMG e assinar a lista de presença.

Augustín Lao-Montes, da Universidade de Massachusetts Amherst: novo progressismo Foto: divulgação IEAT/UFMG

Catedrático
Professor de sociologia histórica da Universidade de Massachusetts Amherst, Augustín Lao-Montes é pesquisador do Centro de Estudos Latino-americanos e Caribenhos e professor do doutorado em Estudos Afro-americanos da mesma instituição. É um ativista intelectual afrodescendente de origem porto-riquenha, com vários livros e um grande número de artigos publicados sobre temas como globalização, movimentos sociais, questões urbanas, identidades étnico-raciais e racismo, pensamento crítico caribenho e afrodiaspórico, teoria decolonial e estudos africanos e educação intercultural.

IEAT, 25 anos
A conferência faz parte do ciclo de atividades em comemoração aos 25 anos do IEAT, que, ao abordar o tema Pavimentando o futuro, pretende assumir um caráter reflexivo e prospectivo, oferecendo espaço para o debate de ideias e a troca de experiências que contribuem para construção de um futuro mais justo e sustentável. A atividade será realizada no âmbito do programa Cátedra Calas-IEAT, promovido pelo IEAT em parceria com o Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas), com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da UFMG.

Assessoria de Comunicação do IEAT-UFMG