Ensino

Cenex da Fale recebe inscrições para exame de proficiência em português

Certificado é o único reconhecido pelo governo brasileiro

Exame de proficiência em português para estrangeiros (Celpe-Bras) está com inscrições abertas até o dia 9 de agosto
Exame é destinado a pessoas cuja língua materna não é o portuguêsUnplash

Está aberto, até 9 de agosto, o prazo de inscrições para o exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que se destina a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português. Os testes ocorrerão de 7 a 9 de dezembro na UFMG, que é credenciada para aplicação do exame desde 1998, por meio do Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras. 

Aceito em todo o território nacional, o certificado comprova o domínio do idioma, e é o único reconhecido pelo governo brasileiro. O exame também é aceito por empresas internacionais e instituições de ensino, inclusive as brasileiras, e, por vezes, é exigido para matrícula e validação de diploma de profissionais estrangeiros. 

O Celpe-Bras avalia o uso adequado da língua para o desempenho de ações em âmbito internacional. O exame é dividido em uma etapa oral e outra escrita.  A proficiência é avaliada com base no desempenho nas duas sessões. 

A taxa para realização do exame é de R$ 230. Outras informações estão disponíveis na página de cursos e eventos da Fundep. A aplicação do exame Celpe-Bras na UFMG será presencial e está sujeita às diretrizes da Prefeitura de Belo Horizonte em relação à pandemia de covid-19. 

Português para estrangeiros 
Para se preparar para os testes ou aprofundar o conhecimento no idioma, os interessados podem recorrer aos cursos de português para estrangeiros, ofertados pelo Cenex Fale. As informações estão disponíveis na página da Fundep. As matrículas podem ser realizadas até 20 de agosto.