Cenex da Letras recebe inscrições para exames de proficiência

Testes integram processo seletivo dos programas de mobilidade internacional da UFMG; candidatos podem fazer provas para cinco idiomas

Proficiência em língua estrangeira é exigida nos programas de mobilidade internacional da UFMG Imagem: pixabay.com

Estão abertas, até 24 de setembro, as inscrições para os exames de proficiência para programas de mobilidade internacional da UFMG que serão aplicados em outubro. As provas são elaboradas, aplicadas e corrigidas pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex/Fale) e integram o processo seletivo dos programas de mobilidade da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG.

Serão oferecidos exames em cinco idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Os exames são destinados a estudantes de língua estrangeira que atingiram pelo menos o nível intermediário de cada língua.

Inscrições e taxas
As inscrições são abertas a toda a comunidade acadêmica e à externa e devem ser realizadas exclusivamente no site da Fundep até o dia 24 de setembro. O valor da taxa é de R$ 220. Caso o candidato se inscreva para mais de um idioma, ele terá desconto de R$ 25 no valor de cada inscrição adicional. Estudantes assistidos pela Fump nos níveis I, II e III podem solicitar desconto de 50% na taxa, mediante comprovação no momento de inscrição.

Realização das provas
Todas as provas serão realizadas presencialmente no campus Pampulha, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, em Belo Horizonte. No sábado, 19 de outubro, das 14h às 17h, serão aplicados os exames de alemão, francês e italiano. As provas dos demais idiomas serão realizadas no domingo, dia 20: espanhol, das 9h às 12h, e inglês, das 14h às 17h.

As listas de candidatos e das salas onde serão aplicadas as provas serão publicadas no site do Cenex em até três dias úteis antes do primeiro dia de aplicação dos testes de cada ocasião de exames prevista no calendário.

A avaliação dos candidatos é baseada nos resultados de exame de proficiência que mede habilidades de leitura, de compreensão oral e de escrita do candidato no idioma pretendido. A critério das bancas elaboradoras, as provas podem conter textos em língua estrangeira, questões de múltipla escolha, abertas (que devem ser redigidas e respondidas no idioma escolhido, exceto se for solicitada tradução) e referentes a conteúdo de gravação de áudio, além de redação na língua estrangeira. Não será permitido o uso de dicionário impresso ou eletrônico.

O atendimento aos candidatos ocorrerá presencialmente no Cenex da Fale, pelo telefone 3409-6011 (horário comercial) ou pelo e-mail cenexproficiencia@letras.ufmg.br. Outras informações estão no edital retificado e no site da Faculdade de Letras.