Notícias Externas

Centenário da pintora e escultora Lygia Clark é celebrado em 2020

Belo-horizontina, Clark é considerada uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos

Lygia Clark em 1950.
Lygia Clark, em 1950Foto: Guggenheim Bilbao

Em 2020, o mundo celebra o centenário de uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos: Lygia Clark. A pintora e escultora conta com obras espalhadas em museus de todo o mundo, como o MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, e o Guggenheim, com sedes na Espanha e também na Itália.

Lygia Clark nasceu em Belo Horizonte, em 23 de outubro de 1920. Em 1947, aos 27 anos, começou seus estudos artísticos, no Rio de Janeiro. Interessada em um trabalho artístico que possibilitasse maior interação entre obra e público, Clark assinou, em 1959, manifesto que deu origem ao Movimento Neoconcreto, composto por artistas como Ivan Serpa, Lygia Pape, Hélio Oiticica e Ferreira Gullar.

Nos últimos anos de carreira e vida, Lygia Clark passou a se declarar “não-artista”, dedicando-se a uma prática experimental de terapia desenvolvida por ela. 

No programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 30, a professora da Escola de Belas Artes da UFMG Giulia Villela Giovani falou sobre o legado de Lygia Clark para a arte do mundo.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael