Arte e Cultura

Musical 'Casamento real' abre, nesta noite, projeto Cinecentro de junho

'O fantasma da ópera', 'Sete homens e um destino' e 'Correspondente estrangeiro' são outros destaques da programação

Casamento real é estrelado por
Casamento real é estrelado por Jane Powell e Fred AstaireDivulgação 

O projeto CineCentro do Centro Cultural UFMG exibirá, de hoje, 5, até 28 de junho, uma seleção de filmes de diversos gêneros da história do cinema. As sessões ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, no auditório do espaço, com entrada aberta ao público. 

Oito filmes dos gêneros musical, comédia, drama, romance, terror, suspense, aventura e faroeste foram selecionados.  O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280 ou na página do espaço no Facebook.

5/6 - Musical - Casamento real (EUA, Livre, 1951, 93’)
Dois irmãos bailarinos, Tom (Fred Astaire) e Ellen Bowen (Jane Powell), embarcam para Londres para participarem de um espetáculo muito importante: o casamento da princesa Elisabeth. Depois de muitas peripécias, eles encontram os amores das suas vidas.

12/6 - Drama - O que a carne herda (EUA, 12 anos, 1949, 102’)
Pinky (Jeanne Crain) é uma jovem branca de raízes negras que, após concluir o curso de enfermagem, em Boston, volta à sua cidade natal, no Sul dos EUA, para visitar a avó. Logo é vítima de racismo e, após quase sofrer abuso sexual, decide voltar para o Norte. No entanto, ela é convencida pela avó a ficar para cuidar de Miss Em (Ethel Barrymore). Essa decisão mudaria o rumo de sua vida.

14/6 - RomanceAconteceu naquela noite (EUA, Livre, 1934, 105’)
Jovem mimada, Ellie (Claudette Colbert) resolve fugir de casa uma vez que seu pai não consente seu casamento com um playboy. Ela conhece um charmoso jornalista, Peter Warren (Clark Gable), que acaba lhe passando algumas lições de vida.

19/6 - Terror - O fantasma da ópera (EUA, livre, 1943, 92’)
O violinista (Claude Rains) acredita que o concerto que estava compondo foi roubado e resolve se vingar do suposto responsável. Entretanto, sofre um acidente e acaba desfigurado. Pouco depois, o Teatro de Ópera de Paris passa a ser atormentado por uma série de misteriosos acidentes.

21/6 - Suspense - Correspondente estrangeiro (EUA, 12 anos, 1940, 120’)
Johnny Jones (Joel McCrea) é repórter de um jornal americano enviado à Europa Ocidental em busca das histórias mais intrigantes que rondavam o mundo político antes da Segunda Guerra. Sem se dar conta, Johnny acaba se envolvendo em uma conspiração internacional, que culmina com o sequestro de um importante diplomata holandês.  

Em busca de histórias intrigantes, correspondente é envolvido em conspiração internacional
Em busca de histórias intrigantes, correspondente é envolvido em conspiração internacional Divulgação

26/6 - Aventura - Os reis do sol (EUA, Livre, 1963, 108’)
Após uma terrível batalha, o jovem rei maia Balam (George Chakiris) lidera seu povo em fuga para longe do México, em tentativa de escapar de um clã rival. Chegando a sua nova aldeia, são atacados por uma tribo de nativos. Águia Negra (Yul Brynner), o líder dos nativos, é capturado e, durante o período no cativeiro, ganha o respeito de Balam e faz acordo de paz. Mas antigos inimigos dos maias reaparecem, e, agora, as duas tribos unirão suas forças para lutar contra seus agressores e salvar suas aldeias.

28.06 - Faroeste - Sete homens e um destino (EUA, 16 anos, 1960, 128’)
Os habitantes de um vilarejo mexicano sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Cansados de ser saqueados, contratam Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados dispostos a reunir mais cinco destemidos foras-da-lei para defendê-los de Calvera.