Arte e Cultura

Com 'exposição processual', Centro Cultural reabre as portas ao público

Desenhos são criados, apagados e refeitos em um trabalho que envolve artistas e visitantes

O Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo (Nedec) realiza sua primeira exposição coletiva, Dias fora de tudo, na qual desenhos de nove artistas de três universidades são criados, apagados e refeitos nas paredes do Centro Cultural UFMG. A mostra, com entrada franca, fica em cartaz até 8 de maio. O Centro Cultural voltou a receber o público na última sexta, 1º de abril.

A coordenadora do Nedec, Camila Moreira, que expõe uma série de desenhos em carvão intitulada Sobre o silêncio, explica que a exposição ressalta a potência do desenho em representar o fluxo da ausência e presença no contexto da pandemia. O evento, que seria realizado em março de 2020, é retomado com uma montagem processual envolvendo construção e desconstrução das obras dos autores. "Cada artista, dentro do seu processo, vai começar a apagar aquilo que produziu porque acreditamos que o apagamento é uma nova forma de desenhar", esclarece Camila, que é professora da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA).

O professor Rodrigo Borges, do Departamento de Desenho da EBA, que utiliza fitas adesivas na obra Tabuleiro, afirma que a ação de apagar estabelece um diálogo com o público. Os visitantes poderão acompanhar os autores criando e apagando os trabalhos, segundo ele, com o "entendimento de que as coisas se transformam, passam por momentos de criação, de ruínas, reaparecem e se desenvolvem ao longo do tempo".

Criado em 2019, o Nedec é formado por artistas (professores e estudantes) da EBA-UFMG, da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Nesta reportagem, a TV UFMG apresenta mais detalhes da exposição.


Artistas e obras
Andréa Vilea (Corpo presente), Camila Moreira (Sobre o silêncio), Glayson Arcanjo (Desenho/Ruína), Isaura Pena (Quatorze x nove), Júnia Penna (Tempo), Letícia Grandinetti (Cerca viva), Marcelino Peixoto (Passagens), Roberto Bethônico (Palavra por palavra), Rodrigo Borges (Tabuleiro

Exposição Dias fora de tudo

Visitação até 8 de maio de 2022
Terças a sextas, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Grande Galeria do Centro Cultural UFMG
Classificação: livre
Entrada gratuita

Equipe: Soraya Fideles (produção), Ravik Gomes (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)