Lazer e esporte

Centro Esportivo da UFMG passa a atuar como Centro de Referência Paralímpico

Objetivo é apoiar e treinar atletas paralímpicos para competirem em torneios nacionais e internacionais

Coordenadora Andressa Mello, ao lado do atleta Davi Hovadick
Coordenadora Andressa Mello, ao lado do atleta Davi Hovadick Foto Lisboa / UFMG

Durante os Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro, a equipe olímpica da Grã-Bretanha treinou no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE). Como as instalações do local são acessíveis para atletas com deficiência, o CTE abrigou também, em 2016, a delegação paralímpica britânica.

Com o objetivo de aproveitar as estruturas que integram o legado da Rio 2016, o CTE UFMG passa a atuar agora como Centro de Referência Paralímpico. O objetivo é apoiar e treinar atletas paralímpicos para competirem em torneios nacionais e internacionais.

O projeto já visa participações em torneios próximos. Neste ano, por exemplo, serão realizados os Jogos Parapan-americanos em Lima, no Peru, e, no ano que vem, ocorrem as Paralimpíadas de Tóquio.

A professora Andressa da Silva de Mello, coordenadora do Setor de Esporte Paralímpico do CTE UFMG, falou sobre o Centro de Referência Paralímpico, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Hugo Rafael e Jaiane Souza

Outras informações sobre o Centro de Referência Paralímpico da UFMG podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3337 ou solicitadas pelo e-mail esporteparalimpicoufmg@gmail.com.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael