Centro Pedagógico abriga feira estudantil de ciências
Mais de 180 trabalhos desenvolvidos em 100 escolas serão apresentados até quarta-feira
Começa hoje, 22, a 6ª Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). Realizada em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento, com a temática Ciência para a redução da desigualdade, abrigará a exposição de mais de 180 trabalhos selecionados de aproximadamente 100 instituições de ensino.
Na abertura, a pesquisadora Fernanda Maria Policarpo Tonelli, doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG, fará a palestra Mulheres na Ciência brasileira: panorama e estratégias para igualdade ministrada. Tonelli foi uma das vencedoras do prêmio L'Oréal-Unesco-ABC para mulheres na ciência, em 2017. A cerimônia começa às 17h, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação.
Até o dia 24, a expectativa é de que o Centro Pedagógico receba estudantes de cerca de 200 escolas. Além das apresentações de trabalhos, o público terá acesso a oficinas e a atividades de cunho científico. A programação é aberta para toda a comunidade e não exige inscrição prévia.
Os trabalhos são divididos em três grandes áreas de ensino: humanidades, exatas e biológicas. Eles serão avaliados por comissão formada, em sua maioria, por alunos de pós-graduação de diversas áreas de ensino. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados.
Os vencedores receberão bolsa de iniciação científica júnior, ofertada pelo CNPq, e terão direito à participação em feira de ciências internacional, que será anunciada durante o evento.
Mais informações estão disponíveis na página da Feira.