Pesquisa e Inovação

Claus Clüver, de Indiana, vai ministrar conferência sobre intermidialidade

Claus Clüver: fidelidade ao texto-fonte deu lugar ao interesse pela “re-escrita” Arquivo pessoal

O professor Claus Clüver, da Indiana University (EUA), ministrará a conferência Making it new? Intermidiality and current theories of adaptation, na próxima quarta-feira, 3, às 14h, no auditório A102 do CAD2, como uma das atividades do programa Cátedras Fundep/Ieat.
O professor emérito de Literatura Comparada vai abordar a situação contemporânea das teorias da adaptação vistas sob a perspectiva dos estudos intermidiáticos. A conferência vai tratar de como, ao longo das últimas décadas, a concepção de adaptação mudou, de forma que a preocupação com a fidelidade ao texto-fonte deu lugar ao interesse pela “re-escrita”. Um dos principais focos da palestra será a adaptação de textos narrativos para o cinema.

“Estudos atuais de adaptação preocupam-se com transformações de uma configuração midiática em uma mídia diferente. O enfoque se ampliou para incluir representações verbais em outras mídias, como écfrase – definição da descrição verbal de uma obra artística. Assim, a adaptação, rotulada de transposição ou transcriação intermidiática, pode ser atualmente considerada uma faceta maior da intermidialidade”, explica Clüver, em sinopse da conferência.

A palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea. Será emitida declaração de comparecimento àqueles que solicitarem, via lista de presença. As inscrições devem ser feitas por formulário on-line.

Atividades

O catedrático, que terá como anfitriã a professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, da Escola de Belas Artes, vai colaborar em pesquisas, lecionar cursos de curta duração para alunos de pós-graduação e fazer palestra no colóquio internacional Escrita, som, imagem, que será realizado de 9 a 13 de maio, na Faculdade de Letras.

Claus Clüver ministrou disciplinas sobre estudos interartes e intermidiáticos, teoria literária e literaturas em línguas europeias dos séculos 19 e 20, na Indiana University. Também lecionou como visitante na New York University, na University of California at Berkeley, além de instituições na Alemanha, Suécia, Dinamarca, Portugal. De 1976 a 2011, deu aulas na PUC-SP, na USP e na UFMG.