Arte e Cultura

­Antologia de livros de afrodescendentes é 'obra importante para compreender o Brasil'

Organizada pelo professor Eduardo Duarte, da Fale, a coleção foi escolhida em levantamento da Folha de S.Paulo

.
Composta de quatro volumes, a coleção contém dados biográficos, estudo das obras e fontes de consulta Divulgação | Editora UFMG

A coleção Literatura e afrodescendência no Brasil – antologia crítica (Editora UFMG, 2020) foi escolhida, em levantamento da Folha de S.Paulo que ouviu 169 intelectuais brasileiros, para integrar a relação dos 200 livros importantes para compreender o Brasil. O livro é organizado pelo professor Eduardo de Assis Duarte, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG.

A antologia é resultado de projeto de pesquisa realizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (Neia), da Fale, que reúne 65 pesquisadores da UFMG, de mais 22 universidades brasileiras de todas as regiões e de quatro universidades estrangeiras. O volume 4 da coletânea é coorganizado por Maria Nazareth Soares da Fonseca, da PUC Minas.

Composta por quatro volumes (PrecursoresConsolidaçãoContemporaneidade e História, teoria, polêmica), a obra Literatura e afrodescendência no Brasil é fruto de pesquisa realizada em todas as regiões do país com vistas ao mapeamento e ao estudo da literatura produzida pelos afrodescendentes desde o período colonial. O resultado consiste na faceta afro da literatura brasileira, reunindo 100 escritores oriundos de tempos e espaços diversos, apresentados por meio de ensaios críticos que contêm dados biográficos, estudo de obra, relação de publicações e fontes de consulta.

Leia a reportagem da Folha de S.Paulo.

Com Assessoria de Informação da Faculdade de Letras