Notícias Externas

Coletivo Fanchecléticas comemora 3 anos com nova edição do Rolê das Fanchas

Programação reúne produções de artistas lésbicas, bi, pan e transsexuais às quintas-feiras no Teatro Espanca

Nayla Guerra do Cine Sapatão de São Paulo é uma das participantes do Rolê das Fanchas nesta quinta-feira.
Nayla Guerra do Cine Sapatão de São Paulo é uma das participantes do Rolê das Fanchas nesta quinta-feira. Reprodução Redes Sociais

O coletivo Fanchecléticas realiza mais uma edição do Rolê das Fanchas. Nos dias 7, 14 e 21, o Teatro Espanca vai ser ocupado por produções audiovisuais, literárias, teatrais e musicais realizadas por mulheres lésbicas, bi, pan e transsexuais. De forma a celebrar existência LGBTQIA+, a programação abrange artistas plurais e conta com nomes como os coletivos Cine Sapatão e Artes Sapas, a companhia Breve de Teatro e a Dj Bebela Dias. A edição do Rolê deste ano comemora também os três anos do Coletivo Fanchecléticas, que desde 2019 abre espaço na cena cultural mineira para as artes de mulheres LGBTQIA+. O evento começa nesta quinta-feira, 7, e segue nos dias 14 e 21 de julho, sempre a partir das 19h30, no Teatro Espanca - Rua Aarão Reis, 542, Centro. A programação completa e todas as informações sobre o evento estão no @fanchecleticas

O Expresso 104,5 conversou sobre esta edição do Rolê das Fanchas e os 3 anos do Coletivo com a atriz e pesquisadora Letícia Bezamat, presidenta da associação Artes Sapas e integrante do Coletivo Fanchecléticas.

"A gente começou a trabalhar (com o Coletivo Fanchecléticas) porque a gente sentia flata de ver pessoas e corpas como as nossas. E, depois, quando a gente saiu, de fato para produzir o nosso trabalho, fomos encontrando uma monte de gente que pensava parecido. Então é mesmo uma questão de agente se encontrar, se ver, porque as pessoas (artistas lésbicas, bi, pan e transsexuais) estão aí por todo lado" afirmou Letícia sobre o cenário artístico LGBTQIA+ em BH. 

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto:

A UFMG Educativa lembra que a pandemia não acabou. Ao comparecer a eventos presenciais, recomendamos o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, e atenção à higiene das mãos. Se estiver com sintoma, de gripe ou Covid, mesmo que leve, deixe pra ir em outro dia.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória