Ensino

Coltec, EBA e projeto de extensão sediado no CEU abrem vagas para estágio não obrigatório

Estudantes de graduação matriculados na UFMG podem se candidatar

Piscina do Centro Esportivo Universitário, que recebe atividades do projeto Ginástica no CEU Lucas Braga | UFMG

O Colégio Técnico da UFMG (Coltec) abriu, nesta quarta-feira, 25 de maio, seleção para estágio não obrigatório para atuação no Setor de Língua Estrangeira. Os interessados devem se inscrever até 19 de junho. São oferecidas duas vagas, com início previsto para o segundo semestre letivo de 2022. Para concorrer, o candidato deve ter licenciatura ou bacharelado em letras e cursar pós-graduação em letras ou educação na UFMG — especialização (com carga mínima de 360 horas), mestrado ou doutorado. Não é permitido ao estudante acumular bolsa acadêmica.

A carga horária é de 20 horas semanais (4 horas diárias, de segunda a sexta-feira), e as atividades serão realizadas presencialmente, no período diurno. O período do estágio será de seis meses, com possibilidade de renovação por até no máximo 24 meses, desde que o prazo final não ultrapasse a data prevista para a conclusão do curso do estudante. A bolsa é de R$ 1.165,65, e o estudante também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido presencialmente.

No estágio, o estudante deverá apoiar o planejamento das aulas de língua inglesa para estudantes do ensino médio-técnico do Coltec, participar de reuniões e apoiar o planejamento, a execução e o gerenciamento das atividades relativas à disciplina Língua Inglesa. A seleção será realizada em três etapas: prova dissertativa, análise de currículo e entrevista. O formato e a data da prova e da entrevista ainda serão divulgados pela organização do processo seletivo.

Leia o edital.

Pós-graduação em Artes
Também começou hoje, 25, o período de inscrições para o preenchimento de duas vagas de estágio não obrigatório no Programa de Pós-graduação em Artes (PPG Artes) da Escola de Belas Artes. O estudante deverá participar do planejamento e da execução de atividades administrativas e auxiliar nas tarefas relacionadas ao gerenciamento, arquivamento e à recuperação de informações administrativas, técnicas, científicas, artísticas e culturais do programa. Além disso, estará encarregado de atualizar o site do PPG Artes e alimentar as plataformas de dados do programa na Capes, no CNPq e nas demais agências de fomento.

Para se candidatar, o estudante deve cursar graduação na UFMG (preferencialmente a partir do segundo período), em um dos seguintes cursos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Gestão Pública, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Sistema de Informações, Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Teatro, Dança, Moda e Conservação. A carga horária é de 20 horas semanais (quatro horas diárias), com bolsa de R$ 787,98 e auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido. As inscrições seguem até 8 de junho.

Veja o edital.

Ginástica no CEU
A partir desta quinta-feira, 26 de maio, estarão abertas as inscrições para a ocupação de uma vaga de estágio não obrigatório para o Projeto Ginástica no CEU, realizado no Centro Esportivo Universitário e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O candidato deve cursar graduação em educação física (bacharelado) na UFMG, a partir do quinto período.

No estágio, o estudante deverá elaborar e ministrar aulas de hidroginástica para servidores da UFMG e colaborar no processo de gestão e organização do programa. As aulas serão remotas e presenciais, em horários definidos pela coordenação do projeto. O período do estágio será de até 12 meses, contados a partir do início das atividades, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 24 meses, desde que não ultrapasse a data de formação do estudante. A carga horária é de 20 horas semanais, com bolsa de R$ 787,98 e auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido. As inscrições terminam no dia 3 de junho.

Veja o edital com as regras do processo seletivo.

Reserva de vagas
Nas três seleções, em caso de surgimento de novas vagas, serão respeitados os percentuais de 30% para os candidatos negros (pretos e pardos) e de 10% para pessoas com deficiência, conforme prevê a legislação.