Formas de Ingresso

Coltec seleciona alunos para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Inscrições ficarão abertas de 18 de setembro a 16 de outubro; solicitação de isenção de taxa deve ser feita na próxima semana

Coltec oferece 180 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio
Coltec oferece 180 vagas para cinco cursos técnicosFoto: Lucas Braga | UFMG

O Colégio Técnico (Coltec) da UFMG inicia, na próxima semana, o processo seletivo para formação das turmas que ingressarão no primeiro semestre letivo de 2024. Na segunda-feira, 18 de setembro, serão abertas as inscrições, que devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). No mesmo dia, terá início o período para pedido de isenção da taxa de inscrição. A solicitação poderá ser feita ao longo da primeira semana de inscrições (até sexta-feira, 22 de setembro).

As inscrições, que seguem até 16 de outubro, destinam-se aos cinco cursos oferecidos pela instituição: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química. São ofertadas 180 vagas – 36 para cada uma das formações técnicas do Coltec. Metade das vagas é reservada a candidatos que tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escolas públicas brasileiras.

Requisitos e provas
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou curso equivalente ou, no momento da inscrição, estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino. Além disso, todos os atos praticados pelos candidatos menores de 18 anos devem contar com a participação e anuência formal de seus representantes legais, sejam pais ou outros responsáveis, de acordo com os termos do Código Civil brasileiro.

A seleção é feita por meio de prova objetiva, composta de 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia e história geral e do Brasil. O objetivo do teste é avaliar as capacidades de compreensão, análise, síntese e avaliação dos candidatos, com ênfase no raciocínio e na competência crítica. A prova será aplicada em 19 de novembro, e o resultado final do processo será divulgado em 1º de dezembro. 

Cronograma

Cronograma completo do processo seletivo Coltec 2024
Cronograma do processo seletivo Coltec 2024 Anexo 1 do edital UFMG 1490/2023

Todas as informações do processo seletivo estão reunidas no edital.

O Coltec
O Colégio Técnico da UFMG foi criado em 1969, por meio de convênio celebrado entre o Conselho Britânico, a UFMG, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), a fim de atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de patologia clínica, instrumentação, eletrônica e química. 

Em 1981, o Conselho Universitário da UFMG estabeleceu diretrizes gerais que definiram o Coltec como espaço de experimentação pedagógica e curricular. Em 2008, foi aprovada a criação do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.