Com o tema 'reconstruções', Revista da UFMG recebe artigos

Mundo pós-pandemia e centenário da Semana de Arte Moderna estão entre os assuntos que poderão ser explorados

Cartaz anuncia atrações do último dia da Semana de Arte Moderna de 1922: movimento é um das inspirações temáticas da nova edição da publicação Domínio Público | Wikipedia

A Revista da UFMG está recebendo artigos para sua edição de número 29. O tema central é Reconstruções, e o prazo para submissão termina em 30 de abril de 2022.

De acordo com o texto da chamada, a publicação tem o objetivo de explorar, ampliar, constituir e modificar as ideias de recomeço e de retomada.  Também  visa promover reflexão "acerca das fraturas do projeto modernizador que caracteriza em particular o Brasil, e em que medida é possível reconstruir algo sobre bases que nunca foram coesamente tecidas".

A edição, que terá como editores os professores Sabrina Sedlmayer, da Faculdade de Letras, e Roberto Vecchi, da Università di Bologna, tem como pressuposto "a reconstrução como uma oportunidade de inovação". “O mesmo significado pode ser produzido de modos diferentes, por uma diversidade de combinações dos elementos constitutivos, mas que garanta a produção e a tutela do mesmo sentido”, diz o texto da chamada.

A comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a releitura dos 200 anos de independência do Brasil e os 300 anos de Minas Gerais figuram entre os assuntos sugeridos pelos editores da publicação.

Os artigos devem ser adequados às normas informadas no site da revista. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail revistadaufmg@ufmg.br.

Sobre a Revista
A Revista da UFMG é uma publicação quadrimestral que tem como objetivo principal abordar temáticas específicas, numa perspectiva interdisciplinar, com a possibilidade de também divulgar resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas, nos formatos de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens.

Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, a publicação recebeu seu nome atual em 1965. O periódico publica originais de autores que submetem trabalhos em resposta a chamadas temáticas e de autores convidados.

As edições anteriores estão disponíveis aqui.