Notícias Externas

Comida e afetividade: como as culturas se relacionam com as refeições

Discussão tomou conta das redes sociais após relatos de que, na Suécia, não é comum oferecer comida a convidados

Mapa mostra quais países da Europa as pessoas oferecem comida aos com vidados em sua casas
Mapa mostra quais países da Europa as pessoas oferecem comida aos convidados em sua casas Reprodução Redes Sociais @loverofgeography

Ao longo dos últimos dias, uma discussão sobre alimentação e cultura tomou as redes sociais. Tudo começou com uma publicação, em um fórum de discussões, que incentivava os usuários a compartilharem suas experiências mais estranhas como visitas na casa de alguém. Entre várias respostas, duas viralizaram por expor um hábito sueco pouco conhecido por outras culturas. 

De acordo com os comentários, famílias na Suécia não costumam oferecer comida aos seus convidados. Em um dos relatos que tomou as redes, o usuário contava que, quando visitava um amigo sueco na infância, ficava sozinho no quarto do anfitrião enquanto ele comia com a família. No Twitter, o debate cresceu com o uso da hashtag #Sweden Gate, inspirada no escândalo Watergate, que agora reúne relatos de pessoas de diversas culturas sobre a relação de seus países com a comida, além de questionamentos sobre alimentação e afetividade. Muitos brasileiros contribuíram com o debate evidenciando a relação inseparável entre comida e afeto na nossa cultura. 

Para complementar as reflexões e falar sobre a nossa relação com a comida, que é muito além do funcional, o programa Expresso 104,5 conversou, na quarta-feira 8, com Sinval Espírito Santo, cozinheiro, professor de gastronomia e doutorando em história na UFMG.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto:

Acompanhe o trabalho do Sinval Espírito Santo no Instagram @yesval e no canal do Youtube 'Yesval É O Canal', onde ele compartilha receitas e fala sobre sua relação com a cozinha.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Luiza Glória