Comissão de políticas para animais dos campi da UFMG recebe visita técnica

Alunos e professora de especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR acompanharão atividades do órgão

Rita Garcia é referência no tema de manejo ético populacional de cães e gatos no Brasil
Rita Garcia é referência em manejo ético populacional de cães e gatos no Brasil Foto: Divulgação

Rita Garcia, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e maior referência na área de manejo ético populacional de cães e gatos no Brasil, fará uma visita técnica à Comissão Permanente de Política de Animais nos Campi.

De 27 a 31 de março, Rita e alunos da Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da instituição paranaense vão acompanhar, para vivências práticas, a comissão e outros grupos de Belo Horizonte, como a comissão de enfrentamento da esporotricose de Minas Gerais, o grupo de trabalho de atenção a pessoas e animais em situação de acumulação, a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna e equipes das prefeituras de Belo Horizonte e Betim.

A Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR é a primeira desse gênero no Brasil.

Trajetória
Rita Garcia é graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Epidemiologia Experimental Aplicada ao Controle de Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP). Tem especialização em saúde pública, bem-estar animal, patologia clínica, homeopatia e medicina de abrigos. Fez estudos de pós-doutorado no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP.

Atualmente, Rita integra a diretoria do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) e a Comissão de Medicina Veterinária Legal e de Desastres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. Na UFPR, ela é orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, além de co-coordenadora do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo.