Meio Ambiente

Comissão de políticas de animais realiza levantamento de fauna silvestre nos campi

Trabalho subsidia o desenvolvimento de ações para favorecer o bem-estar das populações que vivem nesses ambientes e relações saudáveis com a comunidade acadêmica

As áreas florestadas da UFMG são povoadas por uma diversidade de espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos que podem ser avistados, frequentemente, nas unidades e nos muitos espaços da Universidade. Em vídeo produzido pela TV UFMG, integrantes da Comissão Permanente de Política de Animais nos Campi falam sobre o atual levantamento de fauna, em desenvolvimento nos campi Pampulha e Saúde.

O professor Marcelo Pires Nogueira de Carvalho, da Escola de Veterinária, explica que o termo "levantamento" é utilizado por não se tratar de um censo, uma vez que não é possível quantificar o número de indivíduos de cada espécie encontrada nos campi. Seu mapeamento possibilitará à Comissão desenvolver ações para o bem-estar de diferentes populações que convivem nesses espaços, contribuindo para a promoção de relações saudáveis com a comunidade acadêmica. 

Além do levantamento de fauna, a Comissão Permanente de Política de Animais nos Campi desenvolve estratégias de manejo para reduzir o abandono de animais domésticos nos espaços da Universidade, combater maus-tratos e evitar que o contato entre espécies silvestres e domésticas seja conflituoso. As ações são desenvolvidas sob a ótica do respeito à Lei de Crimes Ambientais. 

Os animais silvestres feridos são acolhidos e tratados pelo Hospital Veterinário da UFMG. A Comissão também faz o monitoramento ambiental, com recolhimento de carcaças e biópsias para vigilância sanitária, para evitar a disseminação de possíveis doenças.