Pesquisa e Inovação

Comunidade da UFMG pode fazer teste de covid-19 pela saliva e pelo RT-PCR gratuitamente

Coleta é feita no pilotis do ICB, das 8h às 12h; interessados devem mostrar documento que comprove vínculo com a Universidade

Estrutura para coleta de material para os exames foi montada no pilotis do ICB
Estrutura para coleta de material para os exames foi montada no pilotis do ICB Alexandre Cardoso | UFMG

Membros da comunidade da UFMG podem fazer o teste para covid-19, gratuitamente, no campus Pampulha. A testagem inclui método experimental que utiliza a saliva e o RT-PCR. A coleta do material é feita das 8h às 12h, no pilotis do ICB, e não é necessário agendamento.

O método de saliva está em estágio de validação de acurácia e é conduzido pelo grupo de pesquisa liderado pelo professor Vasco Azevedo, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB. O método utiliza a espectrometria (Fourier Transform Infrared Spectroscopy [FTIT]), em que a amostra é lida por um aparelho de luz infravermelha.

;
Amostras são lidas por aparelho de luz infravermelhaAcervo do laboratório

A validação dos resultados do teste de saliva é feita por laboratórios associados, utilizando o método RT-PCR, que usa amostras colhidas no nariz e na garganta com um swab (semelhante a um cotonete). Os resultados são comparados para confirmação do diagnóstico.

Os testes podem ser realizados mesmo que a pessoa esteja assintomática e não tenha tido contato com pessoas infectadas. Segundo Vasco Azevedo, fazer o rastreio na comunidade da UFMG, mesmo nos assintomáticos, poderá impedir a proliferação do vírus e a garantir um retorno mais rápido às atividades presenciais na UFMG.

Testagem ampliada
Se confirmado que o teste feito com análise da saliva tem eficácia equivalente à do RT-PCR, a técnica será submetida à aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Se for autorizada, a capacidade de testagem brasileira deverá ser ampliada significativamente, de acordo com os pesquisadores do ICB.

A coleta de saliva é mais fácil que a do material de nariz e garganta, e o resultado sai quase imediatamente. O exame não precisa ser feito em um laboratório de análises clínicas – qualquer hospital que tenha o aparelho de luz infravermelha pode analisar o material.

Servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e funcionários terceirizados podem se submeter aos exames. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail lgcmftir@outlook.com.

Com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB