Notícias Externas

​Conferência Metropolitana da Grande BH será nos dias 20 e 21 na UFMG

Evento discute temas comuns aos municípios e elegerá os membros da sociedade civil no Conselho Metropolitano

População debaterá temas comuns aos municípios da Grande BH
Agência RMBH | Reprodução

Com o tema Nova agenda urbana e o lema Consolidando a integração metropolitana, a 6ª Conferência Metropolitana da RMBH será realizada nos dias 21 e 22 de novembro na Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha. O evento discute com a comunidade temas comuns e pertinentes aos municípios da Grande BH e elegerá os próximos membros da sociedade civil no Conselho Metropolitano.

Os participantes poderão opinar e debater sobre o desenvolvimento de políticas públicas para a Grande BH em cinco temas: Trama Verde-Azul, Instrumentos de Ordenamento Territorial, Plano de Mobilidade, Agriculturas e Habitação de Interesse Social. "Uma das novidades é a agricultura urbana. Conseguimos trazer essa questão para dentro do planejamento", comenta o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, Roberto Monte-mór.

Sobre os instrumentos de ordenamento territorial, Monte-mór afirma que "há uma grande quantidade de instrumentos no Estatuto da Cidade e no Estatuto da Metrópole, mas há pouco conhecimento por parte dos prefeitos e uma dificuldade política em utilizá-los".

A eleição dos novos membros da sociedade civil integrantes do Conselho Metropolitano será ao final da Conferência, no dia 21. O colegiado é formado por 16 membros, sendo sete representantes do Estado, sete do município e dois da sociedade civil. "O Conselho é o grande órgão de decisão do sistema de planejamento metropolitano. É onde as questões fundamentais são levadas e discutidas", explica o professor.

O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte em parceria com a UFMG e tem participação aberta a todos os interessados.

Ouça a conversa com Vinicius Luiz

Coluna veiculada no Jornal UFMG desta terça-feira, 14 de novembro de 2017.