Notícias Externas

Conferência Metropolitana será realizada em novembro na Escola de Engenharia

População poderá contribuir na definição das políticas públicas a serem desenvolvidas na Grande BH

Conferência tem o objetivo de discutir as principais questões da RMBH
Site Plano Metropolitano RMBH | Reprodução

Estão abertas as inscrições para a 6ª Conferência Metropolitana da RMBH, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro na Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha, com o tema Nova agenda urbana e o lema Consolidando a integração metropolitana. O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem participação aberta a todos os interessados.

Representantes do poder público e convidados farão um balanço da gestão metropolitana com a avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Mesas redondas debaterão a preservação do patrimônio hídrico da região. Haverá a entrega de selos e prêmios comemorativos e ainda a eleição de representantes da sociedade civil para o Conselho Metropolitano.

Os participantes poderão opinar e debater sobre o desenvolvimento de políticas públicas para a Grande BH em cinco temas: Trama Verde-Azul, Instrumentos de Ordenamento Territorial, Plano de Mobilidade, Agriculturas e Habitação de Interesse Social.

"Neste sentido de se criar uma cidadania metropolitana, a Conferência é uma espécie de construção de 'baixo para cima' das grandes políticas. As grandes questões metropolitanas são colocadas para conhecimento e discussão pela população como um todo", destacou hoje na Rádio UFMG Educativa o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Roberto Monte-mór.

Na coluna semanal de Questões Metropolitanas, Monte-mór lembrou ainda do trabalho que vem sendo feito pela UFMG de revisão dos planos diretores de 11 municípios da região metropolitana de BH.

ouca-a-conversa-com-vinícius-luiz-17-10-2017.mp3

Saiba mais sobre a 6ª Conferência Metropolitana no site da Agência Metropolitana da RMBH.