Pesquisa e Inovação

Congresso na Escola de Engenharia discute geração de energia solar no Brasil

Alexandre Lisboa, Cícero Starling, Jaime Ramírez, Roberto Zilles, Eduardo Soriano e Elizabeth Marques Welson Garcia

“Diversificar a matriz energética é um desafio para o Brasil”, ressaltou o reitor Jaime Ramírez durante a mesa de abertura da sexta edição do Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS), realizada na noite dessa segunda-feira, 4. O reitor da UFMG também se disse satisfeito pelo fato de a Universidade sediar esta edição do evento, cujas atividades transcorrem na Escola de Engenharia, campus Pampulha.

“Durante anos, o país dependeu exclusivamente de fontes hidráulicas de geração de energia. Há 20 anos, mais de 90% da energia gerada era proveniente dessa modalidade. Hoje temos novas fontes relevantes, como é o caso da energia solar”, afirmou.

Jaime Ramírez: atuação relevante de pesquisadores da UFMG
Jaime Ramírez: atuação relevante de pesquisadores da UFMG Welson Garcia

Na cerimônia, o reitor Jaime Ramírez também falou de sua satisfação pessoal em participar do 6º CBENS. “Apesar de não trabalhar diretamente com a energia solar, integro o Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG e tenho acompanhado os desafios na geração de energia no Brasil. Por outro lado, também constato os avanços que têm sido alcançados neste campo, que conta com atuação relevante de pesquisadores da Universidade”, completou.

A coordenadora do evento, professora Elizabeth Marques Duarte Pereira, destacou o papel de destaque que Minas Gerais tem desempenhado na geração de alternativas de energia solar no Brasil. “É notável a contribuição da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e de professores da Escola de Engenharia e de outros departamentos e escolas da UFMG para os resultados que o país tem alcançado”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura o professor Cicero Murta Diniz Starling, vice-diretor da Escola de Engenharia, o professor Roberto Zilles, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar, Alexandre Heringer Lisboa, diretor da Efficientia/Cemig, e Eduardo Soriano Lousada, coordenador-geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnologico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que ministrou a palestra de abertura.

Programação

O 6º CBENS segue até está quinta-feira, 7, na Escola de Engenharia da UFMG. A programação é composta de minicursos, sessões técnicas e interativas, plenárias, apresentação de trabalhos e visitas técnicas. Detalhes sobre a programação e horários das atividades podem ser consultados no site da ABENS.

O CBENS é um evento bienal organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (Abens). Destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes com foco em energia solar, contextualizada no campo das energias renováveis, o evento objetiva promover o desenvolvimento dessa alternativa energética no país por meio do intercâmbio de informações e experiências entre comunidade científica e tomadores de decisão, financiadores e profissionais atuantes na área.