Notícias Externas

Conselho Federal de Medicina lança Código de Ética do Estudantes

Documento unifica normas para estudantes de medicina de todo o país

O Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado este mês pelo CFM, é o primeiro a nível nacional do Brasil.
O Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado este mês pelo CFM, é o primeiro a nível nacional do Brasil. Site do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou neste mês de Agosto o Código de Ética do Estudante de Medicina (CEEM). Inédito no país, o documento é fruto de dois anos de trabalho e estabelece um conjunto de princípios morais e éticos, atitudes e práticas a nível nacional para orientar os futuros médicos dentro e fora da sala de aula. Antes do lançamento do CEEM, as normas éticas para estudantes eram estabelecidas por conselhos regionais de medicina e tinham abrangência local.  Dentre os temas abordados pelo novo Código de Ética estão a organização de trotes responsáveis, respeito ao sigilo, uso ético de cadáveres durante atividades de ensino e prevenção ao assédio moral e às relações abusivas nas escolas de medicina.  

O estudante de medicina da UFMG e coordenador de ensino médico no diretório acadêmico Alfredo Balena, Arthur Gobbi, conversou sobre o Código de Ética do Estudante de Medicina e suas implicações na vida dos alunos com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa segunda-feira, 27.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-27-08-2018.mp3

O Código de Ética do Estudante de Medicina pode ser encontrado no site do Conselho Federal de Medicina.

Com produção de João Rezende, Giulliana Santos e Gabriela Sorice, sob orientação de Hugo Rafael