Pesquisa e Inovação

Covid-19 reduziu em quase 2 anos a expectativa de vida no Brasil em 2020, aponta estudo

Projeção é de nova queda este ano; artigo publicado em preprint envolve pesquisadores de universidades americanas e do Departamento de Demografia da UFMG

Diminuição da esperança de longevidade dos brasileiros quebra um ciclo de mais de 70 anos de crescimento do índice
Diminuição da esperança de longevidade dos brasileiros quebra um ciclo de mais de 70 anos de crescimento do índice Tomaz Silva/Agência Brasil

A expectativa de vida dos brasileiros ao nascer teve uma queda de quase dois anos em 2020 como consequência da pandemia da covid-19. Em média, pessoas nascidas no país no ano passado viverão 1,94 ano a menos do que se esperaria sem o atual quadro do novo coronavírus, levando a esperança de longevidade ao patamar de 2013. Na faixa etária dos 65 anos, a redução da expectativa de vida foi de 1,58 ano, o que coloca o Brasil de volta aos níveis de 2009.

Em 2021, durante a segunda onda da pandemia no país, o número de mortes decorrentes da infecção pela doença já ultrapassou todo o ano passado. Assim, o efeito sobre a longevidade da população deve ser ainda maior. As projeções são feitas em artigo que envolveu pesquisadores da universidades estadunidenses de Harvard, do Sul da Califórnia e de Princeton e da UFMG publicado na plataforma MedRxiv. A publicação foi no formato preprint, ou seja, ainda será submetida à revisão de outros cientistas.

Em entrevista concedida à jornalista Alessandra Ribeiro para o programa Conexões desta quarta-feira, 19, a professora do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard e autora principal do artigo, Márcia Castro, deu mais detalhes sobre a pesquisa. A demógrafa explicou como foi feita a análise dos dados, a diferença de impacto na redução da expectativa de vida por região no Brasil, em virtude da desigualdade social, e apontou as diferenças no processo de queda no país e nos Estados Unidos.

Márcia Castro ainda destacou que a redução na expectativa de longevidade dos brasileiros quebra um ciclo de crescimento que vinha desde a década de 40. “Em 1945, a expectativa de vida no Brasil era de 45,5 anos. Em 2020, a estimativa inicial (do IBGE) era de que seria 76,7 anos, ou seja, se você pega esse período de 1945 a 2020, o Brasil ganhou em média 5 meses de expectativa de vida ao nascer por ano. Esse era um processo de aumento bem acelerado, até porque a gente tinha muito o que ganhar na redução da mortalidade, e é essa trajetória que talvez a gente não consiga retomar de uma forma muito rápida”, avaliou. O artigo Reduction in the 2020 Life Expectancy in Brazil after COVID-19 está disponível neste link.

Produção: Alessandra Ribeiro e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas