Criador das 'serpentes' que abraçaram o Viaduto Santa Tereza é o convidado do 'Aulas abertas'
Trabalho artístico de Jaider Esbell dá visibilidade à causa indígena
O artista indígena Jaider Esbell usa o seu trabalho como forma de se aproximar do que chama de “mundão” e para dar visibilidade à causa do seu povo, o Makuxi, e das etnias Wapichana, Taurepang, Ingarikó, Patamona e Sapará. Esbell, que iniciou sua incursão pelo universo da arte em 2010, é o convidado do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, nesta semana.
No vídeo gravado para o programa, o artista explica que seu trabalho reflete as suas próprias origens – Jaider conta que foi criado por famílias que já estavam em cruzamentos muito profundos com os invasores, o que exige dele um grande esforço de autoconsciência e fortalecimento de identidade.
Ele mergulhou na arte indígena contemporânea e também vivenciou outros ambientes, como a academia. Hoje trabalha na produção de conteúdo crítico sobre essas reflexões, acompanhando pesquisas acadêmicas e desenvolvendo diálogos com todos os meios e estruturas do sistema da arte.
Assista ao vídeo.
Jaider Esbell, 41 anos, nasceu em Normandia, Roraima. O indígena do povo Makuxi vive em Boa Vista, capital do estado, onde mantém a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea. Há mais de dez anos, atua no campo da política das artes, e seu trabalho vai da literatura ao cinema. É produtor, curador e livre pesquisador do sistema Arte Indígena Contemporânea (AIC). Atuou como professor nos Estados Unidos. Recentemente, inaugurou o Circuito Urbano de Arte (Cura), em Belo Horizonte, com a obra Entidades, instalação em que duas serpentes enormes abraçavam os arcos do Viaduto Santa Tereza.
O projeto Aulas abertas é um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos permanecem disponíveis nessas plataformas.