Extensão

Crianças com autismo têm dia de brincadeiras em sessão de vacinação sensorialmente gentil

Ação interdisciplinar foi promovida por grupos da EEFFTO, da Escola de Enfermagem e do Departamento de Psicologia

O Laboratório de Integração Sensorial (Lais), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO UFMG), sediou nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, uma sessão de vacinação contra a covid-19 sensorialmente gentil. Cerca de 80 crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), acompanhadas por pais e responsáveis, receberam orientação visual e sensorial sobre vacinação, participaram de atividades lúdicas preparativas e se divertiram com brinquedos, sob supervisão da equipe interdisciplinar da organização do evento.

Intitulada Vacina bem, a ação foi promovida pelo Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia), coordenado pelas professoras Ana Amélia Cardoso, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Maria Luísa Nogueira, do Departamento de Psicologia, em  parceria com o Programa Primeira Infância Plena e com o projeto de extensão do Polo de Vacinação contra a Covid-19 da Escola de Enfermagem da UFMG, coordenados, respectivamente, pelas professoras Delma Aurélia da Silva Simão e Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, da Escola de Enfermagem da UFMG.

O conjunto de atividades organizadas pela equipe tem o objetivo de reduzir a ansiedade e o estresse da criança, ao informá-la de todos os passos que envolvem a aplicação do imunizante, além de proporcionar um momento positivo associado à vacinação. Para a segunda dose, prevista para abril – mês de conscientização sobre o autismo – o Praia está preparando novo evento, a ser divulgado no perfil do programa no Instagram, com as informações de cadastro.

Equipe: Renata Valentim (produção e edição de conteúdo), Soraya Fideles (reportagem), Antonio Soares e Samuel do Vale (imagens) e Marcia Botelho (edição de imagens)