Cursinho gratuito da Fafich prepara alunos de baixa renda para o Enem

Projeto de extensão 'Humanizar' tem a renda como principal critério de seleção

Parte da equipe do Humanizar no 1º semestre de 2018
Parte da equipe do Humanizar no 1º semestre de 2018 Facebook Humanizar

A educação no Brasil, especialmente o ensino universitário, ainda é um sonho que pode ser difícil de ser alcançado. Estudantes de baixa renda muitas vezes não encontram, em seu percurso, as condições ideais para ingressar em uma universidade pública, seja pela baixa qualidade do ensino médio nas redes estaduais e municipais, ou até mesmo por dificuldades relacionadas à locomoção e alimentação, entre outros aspectos mais básicos. O acesso às universidades públicas ainda é muito desigual no país, e os estudantes provenientes do ensino privado ainda levam bastante vantagem nesse cenário.

E é justamente com o intuito de modificar essa realidade que existe iniciativas como o Humanizar, projeto de extensão da Fafich, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. O cursinho preparatório para o Enem, iniciativa de alunos de graduação da Universidade, oferece vagas para estudantes com renda baixa: uma tentativa de melhorar um pouco essa concorrência um tanto desigual e ajudar esses alunos a conseguirem uma vaga nas melhores universidades do país.

O estudante de graduação em história da UFMG e coordenador do cursinho Humanizar, Frank Lucas Xavier, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa segunda-feira, 7.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O cursinho Humanizar está com inscrições abertas até o dia 27 de janeiro.
Para concorrer, o candidato precisa ser aluno ou ex-aluno da rede pública de ensino, com renda bruta per capita inferior a um salário mínimo e meio.
Para inscrições e mais informações, acesse o site, ou a página do projeto no facebook.com/humanizarfafich.

Com produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael